Pesquisa indica TV sem credibilidade

São Paulo – Pesquisa realizada pelo Ibope para a Federação do Comércio de São Paulo entre os dias 12 e 19 de setembro – no auge da discussão sobre a falsa entrevista de supostos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), exibida pelo programa de Gugu Liberato – indicou que a televisão é uma das instituições com menor índice de confiança entre a população.

A pesquisa foi encomendada para avaliar aspectos gerais do governo de Geraldo Alckmin (PSDB/SP). Dos entrevistados, 37% disseram que não têm nenhuma confiança na televisão, 56% têm alguma confiança e somente 5% têm muita confiança. Em relação aos veículos de comunicação, os jornais estão melhor avaliados (13% têm muita confiança).

Igreja e Lula

A Igreja (47%) e o presidente Lula (25%) são os mais confiáveis segundo a pesquisa. Os políticos (1%), partidos políticos (2%), prefeitos (3%) e Congresso Nacional (4%) têm o menor índice de confiança. Cerca de 61% dos entrevistados disseram não ter nenhuma confiança nos políticos.

O Ibope ouviu 1 mil pessoas, a partir de 16 anos, no Estado de São Paulo. A margem de erro é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Voltar ao topo