Curitiba entra no roteiro da exposição Japão, Reino dos Personagens , que retrata o universo de bonecos japoneses que conquistaram gerações em todo o mundo, desde a década de 1950 até a atualidade. Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon (Pikachu) e outros personagens fazem parte da exposição que será aberta neste sábado (6), no Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural.

A proposta da exposição, que já passou por países da Europa, Ásia e Oceania, é ajudar o visitante a compreender quais circunstâncias culturais e históricas estão por trás da idolatria a esses personagens. Dividida em quatro partes, a mostra reserva ambientes para conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e são ícones destacados até hoje. Ao mesmo tempo, é possível compreender as mudanças que eles proporcionaram na sociedade japonesa e a variedade do design de produtos lançados a partir dessas figuras.

Além da exposição, haverá eventos como uma mostra de filmes japoneses modernos, um painel intitulado Mangás e Animes do Japão para o Mundo , com apresentação do jornalista Marden Machado e uma palestra de Toru Furuya, um dos dubladores mais respeitados e famosos no Japão. O dublador é conhecido mundialmente pelos personagens Amuro Ray (Móbile Sui Gundam), Yancha (Dragan Ball), Seiva de Pégaso (Os Cavaleiros do Zodíaco) e Mamoru Chiba (Sailor Monn), entre outros. Furuya falará sobre sua vida profissional e reproduzirá algumas cenas de animes, juntamente com cosplayers previamente selecionados.

Presença

“Qualquer pessoa que já tenha viajado para o Japão provavelmente teve a experiência espantosa de encontrar personagens de mangá e anime em cada canto da cidade”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute , que organiza a mostra.

A presença dos personagens nesse período pós-guerra inicia no mangá, passa pela TV e jogos eletrônicos e, mais recentemente, pela internet e até instituições públicas. Legiões de adultos assistem a filmes produzidos pelo Studio Ghibli e não é nem um pouco incomum ver pessoas entretidas na criação de bonecos do Mobile Suit Gundam .

Produtos decorados com imagens de Hello Kitty e Pocket Monsters são encontrados em supermercados e lojas de suvenires até das pequenas cidades japonesas. “Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses”, observa Aihara.

Para ele, “mesmo que não estejam explicitamente conscientes do fato, os japoneses tendem a sentir um poder misterioso por terem os personagens antropomórficos similares aos muitos deuses de sua cultura”. Isso, diz Aihara, pode explicar porque os personagens oferecem mais tranquilidade e muitas vezes atingem vínculos mais fortes até que os mantidos com a família e os amigos.

Serviço:

Exposição Japão: Reino dos Personagens

Local: MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)

Data: 6 a 28 de julho de 2013

Horário: das 10h às 19h (terça a domingo)

Ingresso: gratuito

Mostra de Cinema Japonês

Local: Cine Guarani – Portão Cultural

Data: de 12 a 18 de julho de 2013

Horário: às 18h e às 20h

Ingresso: gratuito

Filmes com legenda em português

Encontro e sessão de autógrafos com Toru Furuya

Local: Cine Guarani – Portão Cultural

Data: 13 de julho de 2013 (sábado)

Horário: das 13h30 às 15h

Inscrições gratuitas pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp

* No dia 14 de julho, às 14h, Toru Furuya particip,a de um “Talk Show”, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, também com entrada gratuita, porém com vagas limitadas.

Workshop de mangá (desenho japonês) com o professor Guilherme Match

Local: Sala “Roseli Giglio” – Portão Cultural

Data: 21 de julho de 2013 (domingo)

Horário: 13h às 15h

Idade: acima de 12 anos

Inscrições gratuitas – vagas limitadas

Inscrições pelo email cultura@c1.mofa.go.jp

Painel de debates Mangás e Animes: do Japão para o Mundo

Quatro estudiosos na área de Mangá/Anime, cultura pop japonesa e cultura em geral falarão sobre mangás e animes do Japão e a sua influência no Brasil e no mundo.

Interlocutor: Marden Machado

Painelistas: Jéssica Paes, Simonia Fukue e Mitie Taketani

Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural

Data: 21 de julho de 2013 (domingo)

Horário: 15h30 às 17h

Inscrições gratuitas – vagas limitadas

Inscrições pelo email cultura@c1.mofa.go.jp