O público infantil conta com a magia do teatro de bonecos, nas apresentações gratuitas de final de semana, promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. No Bondinho (Rua das Flores), às 11h de sábado (01), a atração é a montagem ?Caipora e Outros Bichos do Brasil?, de Cléo Busatto. A programação de domingo (02) oferece a peça ?Luvazine?, de Jorge Miyashiro, com sessão às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi). Também no domingo (02), o espetáculo ?Uma Festa para o Dadá?, a cargo do Teatro de Bonecos Dadá, toma conta do Teatro da Maria (Parque Barigüi), a partir das 16h. 

O espetáculo ?Caipora e Outros Bichos do Brasil? integra a animação de formas e bonecos com a narração oral. Cléo Busatto selecionou três contos do imaginário popular brasileiro para compor a peça, ressaltando a profundidade dos temas com simplicidade e estética. A autora executa a sonoplastia ao vivo, utilizando apitos indígenas, chocalhos e caixas acústicas para unir com poesia o mito primitivo do Caipora às lendas de Cobra Norato e Negrinho do Pastoreio, respectivamente do norte e do sul do Brasil.

Em ?Luvazine?, Jorge Miyashiro confirma-se como um dos mais originais bonequeiros e um dos melhores manipulares de luva de Curitiba. O espetáculo, especialmente criado para a temporada 2006 de teatro de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba, divulga a delicada arte da interpretar por meio de atores-bonecos. Com personagens como um macaco, um gato e um coelho, Miyashiro desperta nas crianças o interesse pelo teatro.

?Uma Festa para o Dadá? mostra o trabalho de uma das companhias mais importantes da área teatral paranaense. O Teatro de Bonecos Dadá, criado por Euclides de Souza e Adair Chevonika, em 1964, encanta gerações de curitibanos com o mundo mágico do boneco Dadá. Muito querido pelo público, Dadá é o apresentador dos espetáculos e personagem em várias peças, permitindo que os adultos voltem no tempo.  Percorrendo diversos países com apresentações de peças e participações em festivais internacionais – Rússia, França, Alemanha, Japão, Iugoslávia, Portugal, Espanha e países latino-americanos -, o Teatro de Bonecos Dadá conseguiu uma síntese dramática que é aplicada em espetáculos para crianças de todas as idades.
  
Serviço
Programação gratuita de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba
Agenda:
Dia 01.04.06 (sábado), às 11h
Bondinho (Rua das Flores)
?Caipora e Outros Bichos do Brasil?, de Cléo Busatto
 
Dia 02.04.06 (domingo), às 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 ? Setor Histórico)
?Luvazine?, de Jorge Miyashiro
 
Dia 02.04.06 (domingo), às 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 160 ? Parque Barigüi)
?Uma Festa para o Dadá?, do Teatro de Bonecos Dadá