O sexo na adolescência é o tema que a peça "Os Adolescentes… Parte II", dirigida por Giovani Cesconetto, leva para o palco, dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Regina Vogue. Temperada pelo humor, mas com conteúdo pedagógico solidamente preparado para informar os jovens sobre questões como a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, a montagem é o oitavo espetáculo de uma série preparada por Cesconetto em parceria com Mara Cristina Izidório. Depois destas duas apresentações, a montagem passará por 200 escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba até o final de 2006.
 
"A peça fala sobre a preservação da vida", avalia o diretor Giovani Cesconetto, responsável por uma longa carreira no teatro paranaense, marcada por trabalhos voltados ao público infantil e adolescente. "Abordamos questões importantes para os jovens, de uma forma bem humorada e que leva ao debate", conta. A trama conta a história de um casal de adolescentes de 16 anos que se depara com uma situação que não planejavam: uma gravidez indesejada. A partir daí, uma série de situações leva a um debate final, no qual membros do público são convidados a participar de um tribunal fictício, para "julgar" a situação. "O veredicto deste júri é a porta de entrada para o debate que segue ao espetáculo", completa.
 
Para compor o espetáculo, o trabalho de pesquisa contou com supervisão pedagógica e médica, com participação do sexólogo Walid Mousfi (integrante da diretoria do Hospital Pequeno Príncipe). "Os Adolescentes…" é indicado para um público dos 12 aos 16 anos. "Não se trata de uma aula em cima do palco, mas de um tipo de teatro voltado para a missão de informar e formar", completa Cesconetto. Co-autora do texto, Mara Cristina Izidoria conclui: "muitos dos temas tratados, como o uso da camisinha, ainda são tabu".
 
Cesconetto e Mara já fizeram oito espetáculos com temática adolescente, discutindo temas como drogas, família, brigas de torcidas, violência no trânsito, entre outros."O teatro é uma poderosa ferramenta de discussão", conclui Cesconetto. Na montagem anterior, "Os Adolescentes… Parte I", o texto trazia cenas de romance. "Nesta continuação, mostramos as conseqüências que pode decorrer de um relacionamento descuidado".
 
Este projeto dá continuidade ao espetáculo "Os Adolescentes" da empreendedora Mara Cristina Izidório. O tema do momento é a sexualidade. Cada um dos adolescentes em cena vai falando de seus problemas e seus sonhos.

Tudo fica mais complicado no momento em que os pais de Eduardo ficam sabendo da gravidez de Bruna, sua namorada. Eduardo, por sua vez cansado dos "sermões" dos pais solicita um julgamento "justo". Daí em diante a peça vai discutir com mais profundidade sobre a sexualidade entre adolescentes.
 
Serviço
Dias: 13 e 14 de agosto de 2005.
Local: Teatro Regina Vogue
Horário:
(Sábado e Domingo) 18:30h
(Para Escolas) 09:00h
Ingresso: R$ 10,00 preço único