A 3meia9, Cia de Teatro de Juiz de Fora-MG, apresenta no Festival de Teatro de Curitiba a peça ?O Triciclo?, de Fernando Arrabal. O grupo apresentou duas temporadas do espetáculo, trazendo na bagagem seis indicações a importantes prêmios na 5.ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Juiz de Fora.

?O Triciclo? é uma das primeiras peças do espanhol Fernando Arrabal e conta a história de quatro personagens marginalizadas pela sociedade: Climando, Mita, Apal e Velha da Flauta. Climando e Apal são dois amigos que dividem o aluguel de um triciclo, o qual utilizam para passear com crianças no parque. Como o veículo é seu único meio de sobrevivência, Climando se preocupa pelo pagamento do aluguel. Para conseguir o dinheiro, Climando, Apal e Mita optam por uma solução drástica que os leva a um destino inevitável: morte e decadência. Para desenvolver o tema central da peça, o autor utiliza uma linguagem poética, sutil e abstrata. Mas mesmo diante do drama desencadeado, o convívio social das personagens é mostrado de forma divertida e lírica. Ainda que escrita no início dos anos 50, a peça se mantém atual ao retratar os segmentos da sociedade e as relações entre eles.

Representante do Teatro do Pânico, o dramaturgo, ator, pintor e cineasta Fernando Arrabal destaca-se por ser moderno, inovador e engajado socialmente. Com a genialidade de Arrabal, o enredo torna-se um mero pretexto para a criação, pois se a história é verdadeira ou não pouco importa. A verdade se dá em perspectiva, onde existir e não-existir passa a ser o mesmo. ?Para Arrabal, o diretor só junta as peças do quebra-cabeça. A liberdade criativa do ator é total?, diz Vinícius. Em meio ao texto abstrato, há sutis referências às classes sociais. Tanto nos nomes das personagens, quanto no texto delas em si, a peça questiona os valores da sociedade de consumo.

Nesta montagem o 3meia9 propõe uma linguagem inovadora, seguindo a tendência contemporânea de pesquisa do teatro experimental. A sonoplastia é feita por um DJ, que pontua as cenas ao vivo com música eletrônica. Através de uma proposta ousada, o público tem a oportunidade de apreciar a poesia de um grande artista contemporâneo.

Serviço
?O Triciclo? ? Fringe
3meia9 Cia de Teatro
Apresentações: 17 às 20h, 18 às 11h e 19 às 14h
Teatro Cleon Jaques
Rua Mateus Leme, 4777 – Parque São Lourenço