O 6º Paulínia Film Festival, que ocorre de 22 a 27 de julho, divulgou nessa quarta-feira, 02, a lista de longas e curtas brasileiros em competição. Entre os longas anunciados pela secretária de cultura da cidade, Monica Trigo, estão A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante; Aprendi a Jogar com Você, de Murilo Salles; Boa Sorte, de Carolina Jabor, que traz Deborah Secco no papel de uma portadora de HIV; Casa Grande, de Fellipe Barbosa; Castanha, de David Pretto, que integrou a mostra Fórum do Festival de Berlim 2014; Infância, de Domingos Oliveira; Neblina, de Fernanda Machado e Daniel Pátaro; Sangue Azul, de Lírio Ferreira; e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas.

O evento, que não ocorreu em 2012 e em finais de 2013, teve uma versão reduzida, desta vez volta a seu formato original, com competições de longas, curtas e mostras e atrações paralelas, além de uma seleção internacional que será divulgada na próxima segunda, 7.

O festival recebeu inscrições de 70 longas e 193 curtas, totalizando 263 títulos brasileiros. “Para quem tinha dúvida de que estávamos retomando as atividades, este número de inscritos consolida o nosso trabalho de recuperação da credibilidade do polo de cinema. Este foi o compromisso que assumimos em 2013”, declarou Monica Trigo ao jornal O Estado de S.Paulo.

Os filmes que concorrem aos prêmios foram selecionados pelo curador do Festival, Rubens Ewald Filho. “Já entre os inscritos, percebemos uma evolução grande dos novos diretores. É notável o amadurecimento da narrativa dos recentes filmes brasileiros”, comentou Ewald Filho. Ivan Melo, diretor do festival, também destacou a qualidade dos inscritos e aposta na possibilidade de aumentar a duração das próximas edições “para que mais filmes sejam exibidos”.

O festival, realizado no Theatro Municipal Paulo Gracindo e no Polo Cinematográfico da cidade, tem sessões gratuitas e abertas ao público e ao todo distribuirá R$ 800 mil em prêmios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.