Patrimônio natural com olhos do Paraná

O paranaense Zig Koch está na lista dos 14 fotógrafos que compõem a mostra e o livro Humanidade no Patrimônio Natural – Um Olhar de Antônio Peticov. Concebido pela empresa Leide Moreira Marketing Cultural e patrocinado pela Redecard, o projeto tem como objetivo utilizar a arte como meio de valorização e divulgação dos patrimônios naturais tombados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O livro começa a ser distribuído na segunda quinzena de novembro – e a exposição que tem itinerância prevista por várias capitais brasileiras -, abriu esta semana em São Paulo.

Para a mostra, o artista plástico Antônio Peticov selecionou mais de cinco mil imagens de Patrimônio Natural Brasileiro. Em nove delas, incluindo as de Petterle, fez um releitura em desenhos e composições fotográficas. Para complementar o trabalho, foram encomendados nove textos poéticos ao compositor e músico paranaense Itamar Assumpção, que concluiu sete, antes de falecer, em junho deste ano. Coube à poeta Alice Ruiz assinar os outros dois.

As ruínas de São Miguel das Missões (RS) e as reservas do Sudeste da Mata Atlântica foram os cenários de Koch escolhidos para o projeto. Além dessas, Humanidade no Patrimônio traz: Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e o Pantanal (MT/MS), Complexo das Áreas Protegidas da Amazônia Central (AM), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parques Nacionais das Emas e Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN) e Costa do Descobrimento (BA/ES).

Releitura

Antônio Peticov apresenta nove obras originais (em pastel a seco e a óleo sobre papel) de sua autoria, classificadas pelo próprio como “uma releitura de fotos que vão ilustrar o livro”. Além disso, criou fusões de imagens com base no material fotográfico recolhido, aplicando sobre esses poesias de Itamar Assumpção e Alice Ruiz.

Já o livro vai reunir além das obras selecionadas para a exposição cerca de 100 imagens dos locais considerados Patrimônio Natural da Humanidade. Cada sítio retratado traz um texto explicativo do jornalista Antônio Ximenes, que assina a coordenação editorial da obra. O texto de apresentação é do poeta Ferreira Gullar. O livro terá distribuição gratuita para o MinC e bibliotecas vinculadas, escolas públicas, centros culturais, universidades e Unesco.

Voltar ao topo