Pastoral é tema de exposição

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, dra. Zilda Arns, realizou uma expedição solidária aos Estados do Pará, Amapá e Amazonas que virou tema de uma bela exposição fotográfica. A expedição aconteceu no final de agosto deste ano e teve seus momentos captados de perto pelas lentes do fotógrafo Jader Rocha. Uma viagem ao Norte do Brasil, que pode ser visitada até 6 de janeiro no ParkShopping Barigüi, reúne os principais momentos dos dez dias de viagem e mais de quatro mil quilômetros percorridos pela coordenadora.

Com uma câmera analógica, uma única lente e sem flash, o fotógrafo registrou índios e a população de diversas localidades de uma região repleta de maravilhas naturais e culturais, e também de muitos problemas. ?Com pouco equipamento foi possível me infiltrar e registrar momentos únicos de carinho e muita dedicação. Estava praticamente invisível porque não tinha levado grandes equipamentos que pudessem chamar a atenção?, ressalta Rocha.

Em 25 anos de Pastoral, esta foi a primeira vez que um fotógrafo acompanhou e registrou uma viagem da coordenadora da Pastoral. ?Nunca ninguém tinha pensado em fazer isto. Foi maravilhoso?, justifica o fotógrafo que, em 1998, fez as primeiras fotos do trabalho da Pastoral da Criança.

Uma viagem ao Norte do Brasil apresenta 32 imagens e detalha os objetivos da viagem, as formas de trabalho e os resultados da instituição. A dra. Zilda Arns, que deixa a coordenação da instituição no início de 2008, já tem programada uma outra viagem para o ano que vem. A África é o próximo destino, que novamente contará com a companhia do fotógrafo Jader Rocha.

 A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário. Com mais de 266 mil voluntários capacitados em todo o Brasil, a instituição promove ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Voltar ao topo