Paranaense relata em livro suas aventuras pelo Brasil

Já pensou em sair de casa sem destino, com apenas três mudas de roupa, uma barraca, alguns trocados no bolso e um grande espírito de aventura e coragem? Foi essa experiência vivida por Jeferson Biela entre os anos de 1999 e 2005, quando se aventurou percorrendo diversos estados brasileiros. Toda a história está detalhadamente contada em seu novo livro intitulado Nômades – pelas piores trilhas, já a venda nas Livrarias Curitiba.

Durante sua viagem, Biela passou, além do Paraná, por Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, entre outros estados. “Fiz toda a viagem sozinho, mas no livro, tenho a companhia de três amigos: eu mesmo quando criança, jovem e adulto, que me dão conselhos e ajudam nas horas solitárias”, conta o autor.

Para se sustentar, Biela arrumava trabalho como eletricista e garçom. “Cada cidade que eu passava procurava novos empregos e lugares para dormir. Ficava no máximo um mês, depois disso, já percebia a rotina do local e partia para outra região. Quanto mais longe de casa, mais emocionante a viagem ficava”, relembra o viajante.

Além das histórias vividas durante a aventura, Biela conta que conheceu amigos para a vida toda. “Em Santa Catarina e Minas Gerais, por exemplo, fiz muitas amizades, todos me recebiam muito bem, sempre ficava nas casas deles ou em lugares onde trabalhava. Conheci muita gente boa e construí grandes amizades”, diz o paranaense.

Mas a viajem de Biela não tinha apenas bons momentos. “Cheguei a enfrentar muitos perigos, desde pegar carona com motoristas bêbados até experiências sobrenaturais, todas narradas no livro”, antecipa o viajante.

“Muitas vezes, quando chegava às cidades menores, tinha que dormir na barraca, enfrentando frio e os perigos da madrugada por não encontrar nenhum lugar para passar a noite”, continua.

Aos que se animaram com a experiência de Biela, vai uma dica: “Todo mundo deveria fazer esse tipo de aventura ao menos uma vez na vida, percebi que, quando voltei, virei uma pessoa mais forte, tive uma evolução emocional e espiritual incrível, minha vida é outra após a viagem”, descreve.

Para o próximo ano Biela já está programando um novo roteiro, desta vez para fora do Brasil. “Pretendo até 2009 passar um mês percorrendo a América do Sul. Desta vez vou de moto e com a companhia do meu irmão, queremos fazer o mesmo percurso de Che Guevara, passando pela Patagônia, Argentina, Chile, Peru e Venezuela”, conta o aventureiro. Nômades – pelas piores trilhas está a venda nas Livrarias Curitiba pelo valor de R$ 27,00. Maiores informações no site www.osnomades.com.