Paranaense brilha no Pantanal

“Seguuuuuuuura, peão!” Foi com o grito de guerra dos vaqueiros que Miquéias Paz abriu o show de Milionário & José Rico, durante o 4.º Festival de Inverno de Bonito, que aconteceu na semana passada, no interior do Mato Grosso do Sul. O mestre de cerimônias dos espetáculos musicais representou o Paraná nas animadas noites do evento.

Miquéias é um autêntico “bicho do Paraná”, nascido em União da Vitória. Com 22 anos de carreira teatral, 20 deles dedicados à mímica, o paranaense já fez a alegria dos ingleses com o grupo Ralf-Ralf, para depois embarcar em outro tipo de arte: foi deputado estadual. “Comecei com o teatro, mas acabei me apaixonando pelo trabalho de mímico. Dei uma pausa porque queria fazer algo pelo País. Mas acabei me desgastando tanto que só me recuperei de verdade quando voltei às artes”, conta Miquéias, que vive em Brasília. “Meu próximo projeto é me apresentar na minha cidade natal, que não visito há muito tempo.”

Tipos

No Festival de Bonito, Miquéias usou sua arte para expressar os vários tipos locais na abertura dos shows de Zélia Duncan, Fernanda Porto, Toquinho, Ney Matogrosso e Zé Ramalho, além dos já citados Milionário & José Rico. “Fiz o vaqueiro na noite dos sertanejos, me vesti com roupas de rapel e mergulho, roupa de índio, sempre tentando fazer uma relação com a região de Bonito”, explicou.

Esta foi a segunda vez que o paranaense esteve no festival pantaneiro. Na primeira edição, em 1999, ele levou um espetáculo de mímica. No entanto, o apresentador oficial dos shows teve problemas e não pode fazer o seu papel. Como o produtor do evento, Nilson Rodrigues, conhecia o trabalho de Miquéias da época em que fizeram teatro juntos – além disso, os dois vivem em Brasília e já trabalharam na política -, decidiu convocá-lo às pressas. “Foi uma ótima experiência. Deu tão certo que acabei convidado exclusivamente como apresentador este ano”, conclui.

Voltar ao topo