Paraná entre os finalistas do Prêmio TIM de Música

Foi divulgada ontem a lista de indicados da sexta edição do Prêmio TIM de Música, a mais importante premiação da música brasileira.

A cerimônia de entrega do prêmio, que é um dos pilares do Projeto TIM Música, ao lado do TIM Festival e do projeto social TIM Música nas escolas, será no próximo dia 28, no belíssimo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como acontece anualmente.

Tendo como homenageado o cantor Dominguinhos, a premiação terá um gostinho especial este ano aos paranaenses. É que a Orquestra À Base de Sopros, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba, está concorrendo na categoria Revelação com o disco Mestre Waltel, o primeiro do grupo lançado recentemente.

O CD é uma homenagem ao grande maestro e arranjador paranaense Waltel Branco. ?Foi uma grande surpresa para nós. Nós mandamos o CD e fizemos a inscrição, e quando vimos a quantidade de nomes fortes que iriam concorrer, ficamos impressionados. Mas a expectativa é boa, estamos muito felizes e esperamos ganhar?, afirma o responsável pela Orquestra, Sérgio Albach.

De um total de 768 CDs e 114 DVDs inscritos, foram selecionados 104 indicados, em 16 categorias. Para José Maurício Machline, idealizador e coordenador do prêmio, o mercado segue em contínuo processo de democratização. ?Tivemos um aumento de quase 15% em relação ao número de CDs do ano passado, mesmo com a propagada crise da indústria fonográfica, o que comprova que há um maior número de lançamentos desvinculados das grandes gravadoras. A cada ano, mais artistas têm possibilidade de apresentar seus trabalhos.?

A região Sul tem mais três indicações ao Prêmio TIM 2008. O Rio Grande do Sul concorre a quatro prêmios: Vitor Ramil está indicado a Melhor Cantor de MPB e Melhor Cantor Voto Popular, com Satolep Sambatown. Yamandu Costa concorre a Melhor Disco Instrumental e César Oliveira e Rogério Melo disputam o Prêmio de Melhor Dupla Regional, com o CD O Campo.

Concorrendo pela primeira vez ao Prêmio TIM de Música, Paulinho da Viola recebeu o maior número de indicações este ano, sete, com o disco Acústico MTV: Melhor Disco de Samba, Melhor Cantor de Samba, Melhor Cantor Voto Popular, além de ter a hegemonia na categoria Melhor Canção, sendo o autor das três concorrentes: Bela Manhã, Talismã e Vai dizer ao vento. O disco Acústico MTV disputa ainda o Prêmio de Melhor Arranjador, para Cristóvão Bastos.

Grande vencedora da edição de 2007, Maria Bethânia, que se apresenta nesta quinta-feira em Curitiba, concorre em três categorias, com o CD Dentro do mar tem rio: Melhor Disco de MPB, Melhor Cantora de MPB e Melhor Cantora Voto Popular.

O Premio TIM tem outra novidade esse ano, o corpo de jurados é o mais jovem de todas as edições. Tem Davi Moraes, Marcelo Camelo, Donatinho, Amora Pêra, Carol Saboya, Daúde e Ana Costa que estarão ao lado de veteranos como Charles Gavin e Lucinha Lins.

E a cidade maravilhosa mais uma vez disparou no número de indicações, com um total de 54. São Paulo ocupa o 2.º lugar, com 21, seguido pela Bahia, com 14, e por Pernambuco, com 11. Já a Biscoito Fino mantém a liderança das gravadoras com 20 nomeações, seguida pela DeckDisc (com 13), Sony/BMG (com 12) e Som Livre (com 11).

Voltar ao topo