O maestro Carlos Domingues:
repertório eclético e vibrante.

Esta é para os cinéfilos amantes da música: a Paraná Brass, Orquestra de Metais e Percussão do Paraná, apresenta amanhã às 18h30 no Guairão o espetáculo beneficente Movies in Concert. O repertório inclui os grandes sucessos do cinema, como os temas de Star Trek, de J. Goldsmith, Superman, de J. Williams, James Bond, de M. Morman e Batman, de D. Elfman. A regência é do maestro Carlos Alberto Guimarães Domingues, tendo como solista o pianista Herculano Araújo Jr.

Fundada em 2001, a Paraná Brass surgiu da iniciativa de músicos paranaenses profissionais, acadêmicos e militares. Com 34 integrantes, a orquestra é reconhecida no cenário musical como um excelente grupo, sendo convidada a apresentar-se nos mais variados espaços culturais do Paraná.

Em suas apresentações a banda tem conquistado o reconhecimento do público e da crítica especializada, por sua proposta inovadora e pela qualidade musical. Para levar ao público a oportunidade de apreciar a sonoridade dos instrumentos de metais e percussão como protagonistas, a Paraná Brass opta por um repertório eclético e vibrante, a exemplo de outras formações similares ao redor do mundo, resultando num concerto original e criativo.

Versatilidade

O repertório abrange desde obras barrocas, passando por transcrições sinfônicas com arranjos elaborados dos temas de filmes e música popular, internacional e brasileira. Além dos concertos sinfônicos, a orquestra faz apresentações temáticas como concerto barroco, temas da Broadway, temas de filmes e concerto com solistas. Já se apresentou com cantores de renome, como Denise Sartori, Arthur Fernandes e Jorge Scheffer.

A Paraná Brass cobre uma lacuna neste gênero de orquestra, dando oportunidade para o surgimento de novos talentos e motivando a criação de grupos musicais. A banda realiza seus ensaios no Auditório Brasílio Itiberê, da Secretaria de Estado da Cultura, e mantém a característica principal de grupo independente e filantrópico, realizando todos os seus concertos com caráter beneficente.

O maestro Carlos Domingues é natural de em Curitiba, graduado em Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Trompete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Iniciou seus estudos musicais na Antiga Escola Técnica Federal do Paraná, com os maestros Victor Edmundo Kamiesieki e Rorai Pereira Martins. Com os professores Antônio Aparício Guimarães, Fernando Dissenha e Marco César Xavier, teve orientações que o levou a dedicar seus estudos para o aperfeiçoamento das técnicas do trompete. Com os maestros Roberto Farias e o argentino Gerardo Gorosito, teve orientações sobre o estudo da regência orquestral.

Atualmente integra como trompetista a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Orquestra de Câmara Brasileira e o Quinteto de Metais de Curitiba. Como regente faz parte da Orquestra de Câmara Corte Musical Eruditu e da Orquestra de Metais e Percussão do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa. É regente titular e diretor artístico da Paraná Brass.

***

Amanhã, às 18h30, no Guairão. Ingressos a 5 reais, mais 1kg de alimento não perecível.