O grupo vocal infanto-juvenil ?Papo Coral? abre o 17º Festival de Música de Cascavel no dia 13 de outubro, às 20h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer. O grupo integra o projeto artístico-musical desenvolvido pela Paidéia ? Escola de Música. O Festival de Dança de Cascavel é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Unipan, RMV, Revista Batera, Arte Som e Sesc/Cascavel.

Formado por 40 crianças de sete a 15 anos, está sob a regência de Cristiane Alexandre e Marcelo Búrigo. Seu repertório inclui peças corais para dois e três naipes vocais. O trabalho desenvolvido se concentra na pesquisa e interpretação de obras de diversos compositores, resgatando os mais importantes autores e retratando diferentes estilos, idiomas e épocas.

As atividades para interpretação de peças musicais são precedidas de um trabalho de preparação técnica, que envolve atividades de preparação corporal, domínio respiratório, técnica vocal, exercícios cênicos, formação de repertório e montagem de espetáculo. Muitos componentes do Papo Coral são também jovens instrumentistas e tem na música e no canto sua forma de expressão artística.

O Papo Coral apresenta-se regularmente em concertos e shows. A convite gravou diversas matérias e o programa ?Intervalo? para a TV Educativa do Paraná em 2002, além de jingles e comerciais para empresas de renome como O Boticário ? Dia dos Pais 2001, Marisol – Lilica Ripilica 2002, Condor Hipermercado ? Natal 2004, entre outros . Participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, em dezembro de 2002, quando realizou seu primeiro concerto solo ?Canções e Poemas?, no Teatro Salvador de Ferrante ? Guairinha, em Curitiba, apresentando no repertório peças musicais populares, eruditas e folclóricas de diferentes países e textos de poetas brasileiros.

O Festival

Desde 1989, Cascavel é palco de um dos maiores festivais de música clássica da região. Sob o comando da Secretaria da Cultura, o Festival de Música de Cascavel já recebeu grandes nomes da música do Brasil e do mundo, a exemplo de José Gramani (São Paulo), Luiz Henrique Senise (Rio), Olga Kiun (Rússia), Janete Andrade (Curitiba), entre outros músicos de países como Alemanha, Japão, Argentina e Estados Unidos.

Durante o festival, são realizados ainda cursos e oficinas em vários pontos da cidade, além de concertos em palcos alternativos, com a proposta de popularizar a música clássica e erudita, incentivando e apoiando os que se dedicam ao aprendizado da música. Projetos como banda e o coral municipal, festival de interpretação, encontros de banda e corais, cantatas de Natal, entre outros eventos, são resultados do trabalho desenvolvido no festival.

Trajetória

Em 2004, o Papo Coral foi convidado a participar da cantata ?Carmina Burana? – Canções Profanas de Carl Orff com as récitas realizadas no Teatro Guaira em um espetáculo beneficente à Fundação Pró-Renal e marcando os 19 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, além do Papo Coral, a Orquestra contou com a participação do Coral Nova Philarmonia sob regência de Emanuel Martinez e dos solistas Marília Vargas, Paulo Mestre e Sebastião Teixeira. Em dezembro do mesmo ano, apresentou-se com o Madrigal Vocale e a solista Marília Vargas em concertos natalinos na Igreja Bom Jesus, em Curitiba e na Igreja do Rosário, em Ponta Grossa onde teve a cobertura completa da mídia local, tornando-se assim o primeiro Grupo Vocal Infantil a ser convidado pelo Madrigal Vocale para dividir um concerto.

Em junho de 2005, participou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, o coral Nova Philarmonia e diversos solistas brasileiros e italianos da Ópera La Bohéme, de Puccini, em 4 atos, dirigida pelo italiano Roberto Innocente com produção do Teatro Guaira. No segundo semestre de 2005 o Papo Coral gravou seu primeiro CD.

Em abril de 2006, a convite da Pastoral da Criança o grupo se apresentou no ?Congresso Brasileiro da Rede Mundial de Religiões para as Crianças?, que foi realizado no Embratel Convention Center, em julho fez a abertura do  Evento Nacional da Editora Positivo, no Teatro da Unicenp, e para o segundo semestre de 2006 o Papo Coral está preparando o show de lançamento de seu primeiro CD Pangea e uma turnê por várias cidades de Santa Catarina e Paraná.

Serviço:
Evento: Abertura do Festival de Música de Cascavel
Data: 13 de outubro
Horário: 20h30
Entrada franca
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer
Informações: (45) 3321-2109