Pandeiro: ainda há muito a descobrir

Um tambor de mão. Uma ?moldura? coberta por pele que, com o auxílio de guizos, produz um som único, em várias ?freqüências?. O instrumento é antigo. Há muito é tocado pelos árabes e está presente também na música africana. Incrível é que o pandeiro é também o logotipo da música brasileira. Geralmente associado, no País, ao choro, samba e pagode, a verdade é que, mesmo com tantas atribuições e história, esse item de percussão ainda pode ser muito mais explorado.

É isso que faz o músico paranaense Vina Lacerda. Há dez anos em contato com a música, ele se especializou em percussão erudita e, agora, lança o livro Pandeirada brasileira. Resultado de um projeto apresentado em 2004, com auxílio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a publicação é bilíngüe (em português e inglês) e inovadora. ?O ensino desse instrumento de percussão ainda é uma área sem exploração. Esta será a quarta publicação sobre o pandeiro no mercado. A primeira no formato playalong (um método de ensino acompanhado com áudio, com e sem a presença do instrumento)?, expõe.

Além de um método de ensino, o livro traz a história, o desenvolvimento e a construção do pandeiro. ?O conteúdo está sistematizado de forma a atender tanto leigos, quanto quem já toca e profissionais?, afirma o músico. No CD, que acompanha a teoria, uma outra novidade: um concerto para solo de instrumento de percussão. ?Eu gravei um Concerto para dois pandeiros e orquestra de cordas. Este será tocado no dia do lançamento do livro. No CD, ele está também em formato playback para ser acompanhado?, comenta Vina.

O músico conta que, ao fazer o livro, pensou, ?no todo?, uma maneira de fomentar esse trabalho de ensino da percussão brasileira. ?O pandeiro é um instrumento completo, pois trabalha com três freqüências: grave (tocado com as pontas dos dedos), média (com tapas) e agudo (com as chapas de metal). Na música brasileira, o instrumento foi introduzido através do choro, samba, mas a presença do pandeiro está se expandindo para outros ritmos. E tem como expandir ainda mais. Falta mais composições para o instrumento e este poderia ser mais explorado até mesmo como instrumento solista?, diz Vina, que é professor do Conservatório de MPB de Curitiba.

Lançamento

O lançamento de Pandeirada brasileira, com show do músico e convidados, será hoje, às 19h, no Sesc da Esquina.

Os ingressos custam entre R$ 5 (com um quilo de alimento) e R$ 10. O evento faz parte da programação da 26.ª Oficina de Música de Curitiba.

Voltar ao topo