O professor Samuel Titan Jr. abre hoje, às 19h30, na Sala São Paulo a série “Música na Cabeça”, parceria do jornal O Estado de S. Paulo com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com uma palestra sobre a Nona Sinfonia de Beethoven. A obra marca, a partir de amanhã, a abertura da temporada da orquestra, sob regência do maestro Rafael Frühbeck de Burgos. A exposição de Titan – tradutor, professor de Teoria Literária da USP e coordenador executivo cultural do Instituto Moreira Salles – gira em torno do tema “Memória e antecipação: a Nona de Beethoven”. A palestra tem entrada franca e é aberta a todos os interessados, que podem se inscrever pelo site www.osesp.art.br.

Na semana que vem, a atração da série será o maestro Frühbeck de Burgos, que conversa com o público no dia 24, quinta. Em abril (dia 28), destaque para outro regente, o brasileiro Isaac Karabtchevsky, que rege a Sinfonia nº 9 de Mahler e está gravando as sinfonias de Villa-Lobos com a Osesp. No segundo semestre, o professor de filosofia Jorge de Almeida, que no ano passado fez elogiada palestra sobre Mahler, volta a discutir, no dia 29 de setembro, o legado do compositor, agora a partir de sua Sinfonia nº 8. E, no dia 17 de novembro, o britânico Thomas Adès, compositor convidado da Osesp neste ano, encerra a série. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Música na Cabeça – Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16). Tel. (011) 3223-3966. Hoje, 19h30. Grátis (inscrições pelo site www.osesp.art.br).