A terceira edição do projeto Ciclo da Música apresenta outra novidade. Dessa vez, o destaque é a palestra sobre ?Música Latino Americana? com o cineasta, roteirista e pesquisador cultural Geraldo Pioli. O evento acontece amanhã (9 de maio), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.
Durante o encontro, Pioli vai comentar sobre a variedade dos sons criados pelo homem que se convencionou chamar latino americano, que surgiu a partir da mistura de índios, europeus e negros, e de cada ritmo que o caracteriza.
E para quem estiver na palestra, surpresas não vão faltar. ?Na Argentina, muita gente imagina que só existe o tango, mas eles têm outros ritmos como a chacarera, a cancion, a milonga, a zamba e o chamamé. Já os uruguaios têm o candombe e o pericón, enquanto o Paraguai aprecia a guarânia e a polka?, explica Pioli.
?Esse é o objetivo principal do Ciclo de Música. Queremos levar ao conhecimento das pessoas os mais diferentes sons que não tocam no grande cenário musical, as mais variadas formas de cultura de outras nações e despertar o interesse pela intensidade rítmica que existe em cada forma de expressão?, conta Horácio De Bonnis, consultor de música da Livrarias Curitiba e idealizador do projeto.
Variedade
Para compor a palestra, Pioli vai falar sobre a zambacueca, que é tocada no Chile, a saya, o huyño e o carnavalito boliviano, a marinera, vals, festejo e lando peruano, o sanjuanito, o pasillo, a pasacalle e tonada equatoriana, a cumbia, o bambuco e o vallenato colombiano e o joropo, a parranda e os llaneros, da Venezuela. Outros ritmos da Costa Rica, Panamá, México, República Dominicana, El Salvador, Cuba, Porto Rico, Nicarágua, Honduras e Guatemala também vão ser mostrados no evento.
?Quase a metade destes países faz fronteira com o Brasil, porém a maioria dos brasileiros conhece somente um pouco da história, cultura e da música destas nações. Isso que não foi citado, de propósito, alguns sons latino-hispânicos ? como a salsa ? para não caracterizá-la como de um único país, já que se trata de uma mistura sonora?, finaliza Pioli.
Perfil
Com vários atributos no ramo cultural, entre os quais o cargo de ex-presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná, Geraldo Pioli recebeu o prêmio ?Gralha Azul? da Federação Paranaense de Cineclubes por seu trabalho como programador de cinemas das salas da Fundação Cultural de Curitiba em 1988. Também recebeu o prêmio ?Talento do Paraná? em 2000 pela sua contribuição e participação na área cinematográfica do estado.
Dirigiu e roteirizou inúmeros filmes e também idealizou e produz o programa ?Venas Abiertas ? A Música Latino Americana? que vai ao ar todos os domingos pela Rádio Educativa FM do Paraná.


