Trabalhos de crianças e adolescentes atendidas no Hospital Pequeno Príncipe estarão expostos de 9 de fevereiro a 4 de março, no Memorial de Curitiba. É a exposição “Arte e Consumo”, resultado do projeto de mesmo nome, desenvolvido desde abril de 2011 pacientes do hospital.

Durante nove meses, foram ministradas oficinas com sete temas diferentes, que abordaram conceitos como sustentabilidade, consumo e cuidados com o meio ambiente. Agora, os melhores trabalhos são mostrados ao público. 

As aulas, em linguagem lúdica, permitiram que os participantes tivessem contato com diversos movimentos artísticos, desde a arte rupestre indígena até a arte contemporânea.

Apesar de trabalhar com algumas referências internacionais, o foco das oficinas esteve na arte brasileira, com artistas como Arthur Bispo do Rosário, José Datrino (o Profeta Gentileza), Vik Muniz, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Cícero Dias, entre outros.

O projeto “Arte e Consumo”, que integra as atividades do setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe com o objetivo de cooperar na recuperação dos pacientes, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas Cassol, Gonvarri, Eternit, GESTAMP e Arval.

“O período de hospitalização de nossas crianças é um tempo propício para abrir a elas e a seus familiares a oportunidade de ter um momento de reflexão e debate. Utilizando elementos das artes visuais, da música e de outras formas de expressão artística compartilhamos questões e sonhos, dúvidas e expectativas sobre um mundo melhor, mais sensível e mais humano”, afirma Cláudio Teixeira, coordenador do setor de Educação e Cultura.

O conteúdo programático das oficinas esteve a cargo de Raquel Diniz, especialista em sustentabilidade, e de Ana Cristina Nadruz, artista plástica e historiadora de arte. Os oficineiros Ana Paula Lopes, Edde Eloísa Galvão de Camargo e Vinícius Souza de Azedo responderam pelo atendimento aos jovens participantes. 

Serviço:
Exposição “Arte e Consumo”
Local: Mezanino do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
 Data: de 9 de fevereiro a 4 de março de 2012
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca