Estréia a peça Todos os Homens do Senhor Nelson, dentro da programação do 6.º Festival do Teatro Lala Schneider. O espetáculo faz uma leitura intimista dos personagens masculinos da obra de Nelson Rodrigues. A idéia de montar o espetáculo partiu da constatação do autor, ator e diretor da peça, Jader Alves, do interesse quase exclusivo pelas mulheres do universo rodriguiano, muito embora os personagens masculinos possuam grande força e fascínio.

A partir dessa constatação “foi impossível não pensar em construir um espetáculo que falasse exclusivamente desses relegados”, relata Jader Alves, que convidou oito atores do Núcleo de Profissionalização Teatral da Fundação Teatro Lala Schneider e formou-se um grupo de estudos, que, durante cinco meses se dedicou a estudar a vida e a obra do dramaturgo.

Os oito atores são Andréa Gaspar, Fábio Delattre, Felipe Moletta, Gerson Egg, Guto Penteado, Léo de Andrade, Marco Freire e Rubens Siena.

Jader, que está estreando como autor e diretor, contou com supervisão de Rogério Bozza. Uma constatação da dupla foi crucial: era impossível excluir as personagens femininas, pois são elas que motivam toda a ação dos homens. para não descaracterizar a proposta estilística inicial do espetáculo, optaram por não ter atrizes, mas utilizar ícones que simbolizam o universo feminino, agindo como cenário para as histórias dos heróis rodriguianos.

Os personagens estão agrupados por temas: Os Pais Canalhas, Os Genros Comprados, Os Anti-Heróis (representados por Pedro, de Vestido de Noiva), Os Chefes das Famílias Apodrecidas, O Coro dos Homens Bons, Os Grandes Infelizes, Os Maridos Frustrados, Obcecados e Traídos e Os Canalhas por Natureza. Além desses quadros, são apresentadas cenas de caráter estético que têm a função de homenagear a vida, a obra e a obsessão suprema de Nelson que, ao contrário do que muitos pensam, não era o sexo, mas sim a morte, que, segundo ele, nada mais é do que “um grande despertar”.

***

De hoje (sexta) a domingo às 20h e na segunda às 20h e 22h. No Teatro Lala Schneider (Rua 13 de Maio, 629, telefone 232-8108).