Os bastidores do cinema nacional em livro

O escritor e poeta Rodrigo Capella vai ministrar a palestra A Literatura e outras mídias, neste sábado, ás 10h, na Feira do Livro de Foz de Iguaçu, na Rua Benjamin Constant. Logo após a palestra, Capella lança o livro Rir ou chorar, que desvenda os bastidores do cinema brasileiro e foi coordenado por Rubens Ewald Filho.

O livro Rir ou chorar traz, ao longo de suas páginas, histórias dos bastidores do cinema e situações hilárias com Paulo Betti, Vera Fischer, Ronnie Von, Ana Paula Arósio, entre muitos outros.

O resultado é um livro bem humorado, recheado de truques cinema- tográficos, como o chá usado no lugar de uisque para não embebedar o ator Daniel Filho na gravação de Querido estranho e ainda papel celofane cortado em cubos no lugar do gelo para não interferir no áudio, ou curiosidades como a cena em que o ator José Wilker, no filme O homem da capa preta, participa de uma sequência de improvisos com figurantes e produtores do filme que só mesmo quem estava lá pra saber o desfecho.

O autor

Rodrigo Capella é escritor e poeta. Autor de vários livros, entre eles Transroca, o navio proibido, que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer e Poesia não vende, que traz depoimentos de Ivan Lins, Moacyr Scliar, Carlos Reichenbach, Sergio Ferro, Bárbara Paz e Frank Aguiar.

Capella é co-roteirista do curta-metragem Primeira vez, vencedor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2006, na categoria voto popular, e ganhador de prêmio especial no Festival de Gramado 2007.