Os 25 anos do gato Garfield

Albany, Indiana – Quando inventou o gato mais preguiçoso e ranzinza da história dos quadrinhos, Jim Davis tinha a pretensão de chegar a publicar as tiras de Garfield em no máximo 300 jornais. O número pode parecer alto para seus colegas cartunistas brasileiros, mas é apenas regular nos Estados Unidos. Davis, hoje com 57 anos, não imaginava que o gato laranja alcançaria 25 anos sendo publicado em 2.750 jornais em muitos países do mundo.

Garfield completa seu primeiro quarto de século no topo de um império. Sua imagem, assim como a do cão Oddie e de seu dono Dave, aparecem em produtos licenciados para 111 países. A quase onipresença do personagem rende à Paws Inc., o estúdio de Jim Davis, a fábula de US$ 750 milhões anuais. “O grande plano era fazer a tira por alguns anos, conseguir entre 100 e 300 jornais, que me garantissem a sobrevivência. Mesmo hoje, com 300 jornais estaria feliz”, diz Davis.

A presença mundial de Garfield, como qualquer um percebe, não se resume às páginas de quadrinhos dos jornais. São bonecos, posterês, camisas, calendários e uma lista interminável de outros produtos, encabeçada pelas conhecidas canecas. As canecas, aliás, foram o primeiro passo de Garfield fora das tiras de três quadrinhos. Pessoas pediam a Jim Davis para desenhar um Garfield em suas canecas de café, e daí nasceu a idéia.

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