Orquestra Sinfônica do Paraná realiza apresentações gratuitas

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz duas apresentações gratuitas nesta quarta-feira (21), uma, às 10h, para alunos de escolas públicas e outra, às 20h, para o público em geral, no grande auditório do Teatro Guaíra. Às 19h, antes da apresentação da orquestra, as professoras e escritoras Clarice Miranda e Liana Justus lançam o livro “Orquestra – histórico, regência e instrumentos e um CD”, no saguão do Teatro Guaíra.

Para escrever o livro, Clarice e Liana fizeram uma pesquisa desde o nascimento da Orquestra Sinfônica do Paraná até os dias de hoje. A orquestra foi criada no período Barroco e tem cerca de 400 anos. Os vários instrumentos que a compõem foram incorporados gradativamente durante este período.

A orquestra tem quatro naipes. No período Barroco foi formado o naipe das cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. No período Clássico, foi organizado o naipe das madeiras: flauta, oboé, clarinete e fagote. No período Romântico, foi formada a família dos metais: trompa, trompete, trombone e tuba.

No século XX, a orquestra foi expandida na percussão e os instrumentos mais usuais são: tímpanos, caixa clara, bombos, pratos, triângulos, entre outros. Alguns instrumentos eventuais que o compositor escreve em suas obras são utilizados, como saxofone, celesta, piano, harpa e violão, entre outros.

O CD é inédito e vem dentro do livro. Clarice e Liana respondem pelo roteiro e locução do CD. Ele contêm não somente os sons dos instrumentos musicais da orquestra, mas também diversas técnicas de execução. No final de cada apresentação dos instrumentos, uma breve melodia ilustra a beleza sonora de cada som.

O projeto do livro e do CD teve a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná. O Solar do Rosário também teve uma participação significativa no projeto. “A música faz da vida um ritmo tão importante quanto às batidas do nosso coração. O projeto é um ideal, uma missão que sentimos e que através da cultura, a vida possui mais significado e alegria”, avaliou a escritora e professora, Clarice Miranda.

Apresentação

Em sua apresentação nesta quarta-feira, a Orquestra Sinfônica do Paraná será regida pelo maestro Paulo Torres, autor do prefácio do livro “Orquestra – histórico, regência, instrumentos”. O repertório foi escolhido por ele e pelas autoras do livro, com a apresentação de músicas de Vivaldi, Bach, Haydn, Mozart, Bethoveen, Stravinski, entre outras.

Antes da apresentação de algumas músicas serão feitas breves explicações sobre as diferenças da orquestra em cada período, facilitando o entendimento da sequencia da apresentação.