Orquestra Sinfônica do Paraná abre o Festival de Música de Londrina

Uma fila na porta do Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, na última segunda-feira (11), às 20h30, para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), na abertura oficial do Festival de Música de Londrina (FML), demonstrava a importância que o evento tem para a cidade. As parcerias entre os governos do Estado, município, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina garantem o sucesso do evento que encerra no dia 23 de julho. A secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi Augusto, presente à abertura saldou a platéia enfatizando exatamente esse trabalho conjunto.

A OSP apresentou um concerto regido pelo maestro Alessandro Sangiorgi, abrindo com a Ave Maria, de Villa-Lobos e arranjo do violinista Alexandre Brasolim de Magalhães (OSP), seguida da Suíte de Ballet Pulcinella, de Igor Stravinsky e encerrando com a 5ª Sinfonia em Dó Menor, de Ludwig Van Beethoven.

Mas os espetáculos musicais começaram antes mesmo da apresentação da OSP. No hall do teatro, os corais Infantil e Juvenil da UEL, regidos por Lucy Schimiti, lotaram as escadas e fizeram um show à parte de música popular brasileira. Ao final, na escadaria externa, foi a vez da Banda Sinfônica Municipal, regida por Gilberto Luís de Queiróz.

Em sua 25ª edição, o Festival de Música de Londrina, com direção artística do pianista londrinense, radicado na Alemanha, Marco Antônio de Almeida, propõe-se a se tornar o ?Festival de Todas as Músicas? ao acolher e valorizar os mais variados gêneros musicais em sua programação pedagógica e artística. Procura também possibilitar ampla participação da comunidade em todas as atividades, abrindo espaço nos cursos e oficinas, para músicos e não músicos.

Sob essa perspectiva, por meio de apresentações artísticas, leva a diversidade e a riqueza sonoras para além dos teatros e espaços tradicionais, chegando às praças, igrejas, escolas, universidades, creches, asilos, penitenciárias, hospitais, empresas e diversas cidades da região.

Voltar ao topo