Orquestra homenageia compositores

Neste final de semana, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba inicia a temporada 2006, apresentando obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Dmitri Shostakovich (1906-1975) e Radamés Gnattali (1906-1988), sob a direção musical de Roberto Hübner. O concerto será amanhã, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com reapresentação no sábado (29/4), às 18h30, no Memorial de Curitiba. A Orquestra de Câmara de Curitiba escolheu esse repertório com o intuito de homenagear os aniversariantes do ano. Mozart completa 250 anos de nascimento e Shostakovich e Gnattali completam 100 anos.

Mozart nasceu em Salzsburg, na Áustria, e já na infância impressionava a todos. Ele conseguia tirar melodias do cravo com três anos; aos quatro tocava violino e cravo com perfeição e aos cinco compunha minuetos e outras peças pequenas. Com 12 anos já tinha se tornado um compositor de altíssima qualidade.

Radamés Gnattali teve importante papel na música popular, sobretudo no campo do arranjo orquestral, no qual criou um novo conceito de orquestração para sambas e outros gêneros nacionais. Já no ambiente da música erudita sua obra é um tanto esquecida, mesmo sendo ele o autor brasileiro que mais se dedicou ao gênero ?concerto?, tendo escrito mais de duas dezenas para os mais variados instrumentos, como gaita de boca, violoncelo e piano.

Serviço:

Orquestra de Câmara de Curitiba – Direção musical: Roberto Hübner.

Data: sexta-feira (28/4), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1637 – Seminário. Telefone: 3274-3477. Entrada franca.

Reapresentação no sábado (29/4), às 18h30, no Memorial de Curitiba – Rua do Rosário, s/n.º Largo da Ordem. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 mais um quilo de alimento nãoperecível.

Voltar ao topo