“Uma orquestra… Será que dá certo isso?”. Com essa dúvida, o maestro nordestino Mozart Vieira resolveu criar uma orquestra sinfônica de crianças e adolescentes no meio das dificuldades de sobrevivência na cidade de São Caetano, em Pernambuco.

continua após a publicidade

A adaptação da história real ganhou as telonas e estréia hoje nos cinemas de Curitiba, em Orquestra dos meninos, do diretor Paulo Thiago, com Othon Bastos, Murilo Rosa e Priscila Fantin no elenco.

Interpretado por Murilo Rosa, que teve de estudar movimentos de regência para o papel, Mozart persiste com seu sonho e, enfrentando a desconfiança dos moradores da cidade, começa a ensinar peças de Villa-Lobos, Bach e Mozart em um antigo galinheiro nos fundos de uma escola.

Os problemas começam com a interferência política e o seqüestro de um dos garotos da orquestra, do qual o próprio maestro é acusado. A história ganhou as páginas dos principais jornais brasileiros na década de 1990 e, desde então, Thiago se interessou em reproduzir os acontecimentos. “Pra mim, a coisa mais difícil que existe é fazer um roteiro original a partir de uma história real”, revela o diretor.

continua após a publicidade

Em Orquestra, não há música incidental, usada para criar o clima da trama. Os sons são apenas os tocados pela orquestra. E, para tornar as cenas o mais próximo possível da realidade, uma das principais preocupações foi com o preparo musical do elenco, que contou com a colaboração de Laís Corrêa (que fez a preparação de Dois filhos de Francisco) e do professor do Conservatório de Música de Aracaju Antônio Silva.

“Os atores não tocam, mas dublam uma trilha sonora previamente gravada. Houve treinamento dos movimentos das mãos, na maneira de soprar e posicionar o instrumento, de tirar o som e respirar”, contou o diretor.

continua após a publicidade

Os 12 meninos que integram a orquestra foram escolhidos em meio a testes com 300 crianças da periferia de Sergipe, onde a maior parte do filme foi rodada. “A exemplo da história contada no filme, três dos atores agora estão estudando algum instrumento musical, além de outros que estudam teatro”, comemora Thiago.