Orquestra de Metais e os clássicos do cinema

Os temas musicais dos grandes clássicos do cinema estão no programa Movies in Concert, que a Orquestra de Metais e Percussão do Paraná, a Paraná Brass, apresenta neste sábado (8), às 19h, no Teatro Sesc da Esquina, durante a programação da 23.ª Oficina de Música de Curitiba. Temas como Star Trek, de Jornada nas Estrelas, Forest Gump de O Contador de Histórias, Over the rainbow, de O mágico de Oz, e Superman, James Bond, Missão Impossível, De volta para o futuro, entre outros sucessos musicais, ganharam novos arranjos e versão especial para o grupo de metais.

Durante o concerto, o público poderá acompanhar a projeção de trechos dos filmes. "Procuramos escolher os temas que melhor se adaptam à sonoridade e ao brilho específico dos metais", explica o trompetista e diretor artístico Carlos Domingues. Além da apresentação no Sesc da Esquina, a Paraná Brass faz outro concerto no domingo (9), às 10h, na Praça do Memorial de Curitiba. Desta vez, a orquestra inclui temas musicais olímpicos e sucessos da música popular brasileira.

A Paraná Brass existe há quatro anos e se destaca no cenário musical como um grupo inovador, que explora a sonoridade típica dos instrumentos de metais e percussão. Apresentando um repertório eclético, que abrange obras variadas – barroco, clássico, sinfônico, temas de filmes, música brasileira e internacional – e com concertos vibrantes, a orquestra curitibana conquistou platéias no Brasil e exterior, em turnês pela Áustria, Suécia, Espanha, Portugal, Itália, Argentina e Uruguai.

Criada por Carlos Domingues, que também é membro da Orquestra Sinfônica do Paraná, a Paraná Brass tem possibilitado o desenvolvimento de jovens talentos, sendo referência para a criação de novos grupos musicais. A orquestra é formada por trompetes, trompas, trombones, trombone baixo, flugelhorns (semelhantes aos trompetes), tubas, bombardinos (tubas de afinação aguda), tímpanos e percussão.

Voltar ao topo