Orquestra de Cordas faz recital na Biblioteca Pública

Público e usuários da Biblioteca Pública do Paraná poderão apreciar música de boa qualidade neste sábado (24), às 11h30. A Orquestra de Cordas da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) apresentará um recital, sob a regência do maestro Roberto Hübner. A atividade cultural faz parte do programa ?Música na Biblioteca?, que há mais de dois anos apresenta os concertos no hall térreo. A entrada é franca.

Segundo Daniel Binotto, presidente da Pró-Música de Curitiba, a Orquestra de Cordas da Embap foi criada em 1995, durante a gestão da então diretora Anna Maria Lacombe Feijó. Até então, a instituição só oferecia prática de orquestra para alunos da graduação. Com a constatação que a maioria dos formados nos cursos superiores atuavam profissionalmente como músicos de orquestra, a direção decidiu ofertar a disciplina mais cedo aos estudantes, possibilitando o ingresso de profissionais ainda mais capacitados ao (cada vez mais exigente) mercado de trabalho. No concerto deste sábado, a orquestra interpretará obras de W. A. Mozart, G. F. Haendel, J. Haydn, J. Sibelius, entre outros.

Regência

Natural de Blumenau-SC, Roberto Hübner iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes daquela cidade entre 1973 e 1980. Estudou violino com os professores Leopoldo Kohlbach, Irene Flesch Baldin, Tereza Schorrenberg, Lolita Mello, Ariane Pfister Benda e Paulo Bosísio.

Graduou-se em Educação Artística pela FURB (Blumenau) em 1984 e em violino pela Embap, em 1989. Durante esse período foi aluno dos professores Moysés A. Castro e Paulo Bosísio. Em 1994 concluiu o curso de especialização em música ? cordas ? na Embap, tendo sido novamente orientado pelo professor Paulo Bosísio.

Participou de várias cursos, encontros, oficinas e festivais de música em todo o País como violinista barroco ou moderno. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau, tendo atuado de 1981 a 1992. Na época gravou com o grupo uma dezena de discos e participou de diversas turnês por todo o Brasil, além da Alemanha, Áustria e da então Tchecoslováquia, acompanhando solistas de renome como Antônio Meneses, Ingrid Haebler, Maurice André, Boris Belkin, Nelson Freire e Jean Pierre Rampal, entre outros.

Camerata 

Em 1991 passou a lecionar na Embap e a integrar a Camerata Antiqüa de Curitiba e a Orquestra de Câmara. Foi escolhido como spalla dos dois grupos de 1996 e 1997, ocasião em que foram realizados inclusive concertos nos Estados Unidos e na Dinamarca. Com estes grupos ainda gravou vários CDs, e se apresentou em concertos também na Itália.

Lecionou na Escola de Música Villa-Lobos (Joinville-SC) de 1984 a 1996, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (Blumenau-SC) em 1991, nas últimas oficinas de música de Curitiba trabalhou como assistente dos professores Manfredo Kraemer, Micaela Comberti e Luiz Otávio Santos. Atualmente Roberto Hübner é professor de violino e viola na Embap, e regente da Orquestra de Cordas. Além disto é 1º violista e o diretor musical da Orquestra de Câmara e da Camerata Antiqüa de Curitiba. Entrevistas podem ser marcadas com Roberto Hübner pelo telefone 3252.8962 e Daniel Binotto: 9173.7926

Serviço:
Música na Biblioteca: Orquestra de Cordas da Embap
Data: 24 de junho de 2006
Horário: 11h30
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133

Voltar ao topo