Orquestra de Câmara ?Solistas de Londrina? abre a temporada 2007

A Orquestra de Câmara ?Solistas de Londrina?  abre sua temporada 2007, neste domingo, dia 29, com um concerto especial, às 20h00. A primeira apresentação será realizada na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. O concerto da OCSL apresentará, sob direção artística e musical do Spalla Evgueni Ratchev, obras de Vivaldi,Mozart,Villa-Lobos,Guerra ?Peixe,Tschaikowsky e Carlos Gomes. O evento integra a Série Concertos nas Igrejas e ainda marca o retorno do grupo, que conta com Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo á Cultura (PROMIC), no circuito cultural da Cidade.

Inaugurada em 2001 a Série Concertos nas Igrejas tem como proposta  ampliar o acesso das diversas comunidades à música erudita, formando um novo público para esse estilo musical.

Orquestra de Câmara  ?Solistas de Londrina? proporciona um trabalho com a música erudita de câmara, interativo, baseado em deslocar os espaços de apresentação, construir um fluxo de diferentes públicos e estabelecer canais de referência entre as pessoas e as obras executadas. O Projeto ainda oferece apresentações fora do núcleo urbano central da cidade de Londrina e atinge públicos inéditos.

Sempre preocupada com a formação de público, procura  incluir nos seus projetos , diferentes formas de criar novas platéias.Os concertos  não serão somente  uma forma de registrar o trabalho do grupo. Fazem parte de um processo educacional, é uma etapa que tem objetivo de estimular o desenvolvimento social buscar novos públicos e  resgatar a origem da grande música na ressonância proporcionada pela acústica das igrejas,sensibilizar e formar novos públicos para arte musical,favorecendo a cidadania e educação?.O programa do concerto desta apresentação vai privilegiar  compositores Barrocos, Clássicos  e os compositores brasileiros Guerra-Peixe e Villa-Lobos , neste ano, comemorando os 120 anos do seu nascimento.

Até o final da temporada ainda serão realizados mais 5 (cinco)apresentações da Série em diversas igrejas do município de Londrina como Capela Santo Antônio ? Patrimônio Selva, Paróquia Nossa Senhora da Fátima?Conj.Maria Cecília(reg.Norte),Paróquia São José?Jd.Leonor(reg.Oeste), Paróquia Nossa Senhora do Amparo ? Jardim Interlagos(reg. Sul).

A exemplo dos anos anteriores, a programação artística prevê continuidade da Série para Juventude e prevê apresentações no Centro Cultural da Região Norte Lupércio Luppi , com ensaios abertos e palestras de formação de platéia destinados para professores e alunos das Oficinas do Centro Cultural e comunidade em geral desta região(alunos das escolas da região),estendendo o circuito cultural da cidade.

Com o objetivo de valorizar a produção cultural, criar novos caminhos de intercâmbios culturais e estabelecer novas referências estéticas garantindo o acesso democrático aos bens culturais, nesta temporada está prevista a Série Música no Teatro trazendo participação de dois solistas convidados de renome internacional, que vão se apresentar ao lado da orquestra. Nos concertos serão executadas obras de compositores contemporâneos (estréia da obra Frank Proto ? Nine Variants on Paganini para Cordas e Contrabaixo) e uma das obras mais completas da literatura musical para voz e orquestra, Stabat Mater de Bocherini(primeira apresentação em Londrina).

Ainda no próximo mês a orquestra apresenta ao público londrinense o mais novo CD Música dos Séculos, num concerto especial previsto para o dia 26 de maio, no Teatro Crystal Palace, realizando o lançamento oficial deste trabalho.

O Projeto Concertos 2007 da OCSL tem o Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo á Cultura(PROMIC) Secretaria Municipal de Cultura e apoio cultural da Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura. Integra o Programa REDE ALEGRIA.

Serviço:
Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina"
Abertura da Temporada 2007 – Série Concertos nas Igrejas
Data: 29 DE ABRIL DE 2007
Local:PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DOS APÓSTOLOS
Avenida Tiradentes,43
Horário: 20.00HS
Direção Musical e Spalla: Evgueni Ratchev
Entrada Franca

Voltar ao topo