Ópera La Bohème será apresentada dia 24

Após nove anos sem montar óperas, o Centro Cultural Teatro Guaíra apresenta a partir do dia 24 de junho a ópera La Bohème, com música de Giacomo Puccini, executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. A montagem terá cinco récitas e três elencos formados por cantores brasileiros e italianos.

La Bohème será montada pela parceria entre o Centro Cultural Teatro Guaíra, o governo do Estado do Paraná e a Universidade Estatal de Música A. Bruzzolla, de Adria, com apoio do Consulado Italiano de Curitiba. Após as apresentações em Curitiba, os cantores italianos e brasileiros farão em outubro uma temporada em Adria, Itália.

A estréia mundial de La Bohème foi em 1.º de fevereiro de 1896 no Teatro Regio de Turim, tendo como regente o maestro Arturo Toscanini e a soprano Cesira Ferrari no papel de Mimi.

La Bohéme se passa em Paris, ano de 1830 e retrata a vida e ambientes boêmios, a sobrevivência de artistas e as dificuldades de se apaixonar, tendo como enredo encontros e despedidas de Rodolfo e Mimi, Marcello e Musetta. Ópera em quatro atos, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no original Scènes de la vie de Bohème, do escritor Henry Murger, La Bohème traz momentos de tristeza, alegria, lirismo e realismo, onde o frio do ambiente retratado está em oposição ao calor das paixões. Para muitos, a obra retrataria a complexidade de Puccini, que em sua vida alternava momentos de ansiedade e tristeza com intensa alegria e sucesso.

Voltar ao topo