Olho Vivo abre inscrições para o projeto “Ficção Viva”

O Projeto Olho Vivo está selecionando alunos para sua mais nova iniciativa: o projeto “Ficção Viva”, que é baseado na pesquisa e desenvolvimento ficcional a partir de elementos documentais.

O projeto tem início com a realização de três oficinas nas áreas de roteiro, interpretação e câmera, com 15 vagas cada. Nelas os participantes terão a oportunidade de aprender conhecimentos teóricos e práticos, além de desenvolverem processos de trabalho em equipe.

“O ‘Ficção Viva’ é desenvolvido a partir de uma pesquisa aprofundada, em que
as áreas de imagem, roteiro e interpretação são, desde o princípio, envolvidas no processo. Com isso buscamos uma ficção plural e multifacetada”, explica Marcelo Munhoz, um dos coordenadores do projeto.

 

Para participar, é necessário ter conhecimentos básicos na área de interesse e afinidade com a linha de pesquisa do projeto. As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente entre os dias 18 e 20 de setembro, às 19h na quinta e sexta-feira e às 15h no sábado, na sede do Projeto Olho Vivo, em Curitiba. As oficinas ocorrem em dois encontros semanais com três horas de duração, no período noturno, e acontecem de 13 de outubro a 13 de dezembro.

O objetivo é formar um grupo de trabalho para a realização de três curtas-metragens de ficção e um documentário. As produções serão realizadas a partir da definição de um universo ficcional escolhido pelos participantes (como, por exemplo, armazéns antigos, moradores de comunidades carentes ou grafiteiros, temáticas já abordadas pelo Projeto Olho Vivo).  

“O grupo de câmera iniciará uma pesquisa de imagens, que alimentarão os
outros grupos com referências de situações, ambientes e personagens. O grupo
de roteiro produzirá cenas, que serão enriquecidas com improvisações dos
atores e registradas pelos câmeras”, conta Luciano Coelho, outro coordenador
do projeto.

O projeto conta com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, que apóia projetos culturais de alcance social que defendam e valorizem a identidade
cultural local e brasileira.

Sobre o Projeto Olho Vivo

Em abril de 2008, o Projeto Olho Vivo completou cinco anos de atividades. Neste período produziu 22 documentários e 15 ficções, obteve 16 prêmios e inúmeras participações em festivais de cinema no Brasil e no exterior, além de receber o prêmio Escola Viva do Ministério da Cultura pelo projeto social “Minha Vila Filmo Eu” e sua metodologia de oficinas de audiovisual nas periferias.

Serviço 

Seleção para as oficinas do projeto Ficção Viva

Data: 18, 19 e 20 de setembro (quinta-feira a sábado)

Horário: 18 e 19/9 às 19h; 20/9 às 15h.

Local: Projeto Olho Vivo (Rua Piquiri, 737 ? Rebouças)

Informações: (41) 3015-1592