Oficina de Música recebe o Show do Pife Muderno, em Curitiba

O show do grupo carioca Pife Muderno encerra a programação da 25ª Oficina de Música de Curitiba, na quarta-feira (31), às 21h, no Canal da Música. O flautista Carlos Malta comanda o espetáculo, mostrando a riqueza de timbres do pife – a flauta rústica feita de bambu que garante a sonoridade marcante das bandas de pife do Brasil. Junto com ele estarão outros renomados instrumentistas: Andréa Ernest Dias (flauta), Oscar Bolão (caixa e pratos), Marcos Suzano (pandeiro) e Durval Pereira (zabumba).

Quando Carlos Malta criou o Pife Muderno, fazia algo que estaria fora da ordem mundial e um som totalmente ligado à arte e à cultura do país. Uma das maiores expressões no atual cenário musical, Carlos Malta & Pife Muderno já foram aplaudidos de pé em shows memoráveis no Brasil (Rock in Rio 3, Sala Cecília Meireles e Percpan – Bahia), nos Estados Unidos (New Orleans Jazz and Heritage Festival e Universidade da Flórida), na Venezuela (Festival de Caracas), no Marrocos (Essaouira Gnawa Festival), na França (Cité de La Musique, 22º Festival de Jazz et Musiques d?Ailleurs d?Amien e Festival de Fifres de St Pierred?Aurlliac) e no Japão (Sabath Tóquio).

Carlos Malta, a convite do SESC Rio de Janeiro, fez arranjos para a apresentação de músicas do filme "Eu Tu Eles", gravado em DVD e lançado em 2005. O CD Carlos Malta & Pife Muderno foi apontado como um dos melhores do ano de 99 pelos jornais O Globo, O Dia e Jornal do Brasil , além de ter sido indicado para o Grammy Latino/2000 na categoria "Raízes.

Poliglotas musicais

Carlos Malta (direção musical, arranjos , flautas e saxofones) e sua trupe desafiam a teoria musical, passando a harmonia para os tambores, onde a zabumba vira piano e o pandeiro vira contrabaixo. Os ritmos e a temática passam pela tradição e ao mesmo tempo projetam a vanguarda num novo universo sonoro, com recriações de clássicos como Ponteio (Edu Lobo), Açum Preto e Asa Branca (Luis Gonzaga) , bem como os originais Tupyzinho , Lá no Suzano e Carááá ….caíííí , ambas composições de Malta. A sonoridade do Pife Muderno é original, onde pifes do Brasil se encontram com flautas da China (di-zi), da Índia e do Japão (shakuhachi), além das grandes flautas baixo e contralto. A cortina harmônica percussiva completa a voz desta banda.

Serviço:
25ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina de MPB
Show de encerramento com a banda Pife Muderno
Quarta-feira, 31 de janeiro, às 21h
Canal da Música – R. Júlio Perneta, 695
Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível
Na noite de encerramento, a bilheteria do Canal da Música será aberta às 18 horas.

Voltar ao topo