Obras abordam questões sociais da Paraíba

Entre as diversas obras escritas pelo antropólogo Mauro Guilherme Pinheiro Koury, os livros O vínculo ritual (2006) e Sofrimento social (2007) focam duas expressões fundamentais da vida humana: a sociabilidade entre jovens no urbano brasileiro contemporâneo e a organização dos movimentos sociais na Paraíba.

As obras foram produzidas no âmbito do Grem – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções da Universidade Federal da Paraíba com o intuito de articular idéias e vivências entre pesquisadores.

O vínculo ritual compreende um grupo de jovens com idade entre 15 e 30 anos e seus rituais da iniciação e da nominação. Analisa o processo organizativo interno do grupo e as redes vinculares suportes à sociabilidade grupal através das categorias de pertencimento, confiança, lealdade e suas oposições – medo, traição e insegurança individual de não alcançar os ideais grupais. O grupo de jovens é compreendido como um lugar de laços afetivos intensos, assemelhando cada membro a outro, ao mesmo tempo em que parece assegurar um espaço de diferenciação individual, em uma disputa ?invisível?? no interior do grupo e em relação à sociedade em geral.

Sofrimento social, escrito a partir de levantamento sistemático diário nos jornais da imprensa local e nacional, estuda a resistência dos movimentos sociais no período mais intenso da ditadura militar. Sofrimento social é categoria que surge da dor provocada pelas injustiças sociais na Paraíba, entre 1964 e 1980. Nesse período de grande repressão em todos os setores da vida urbana, os movimentos sociais se organizam diante dos conflitos. Igreja e universidade estimulam iniciativas de reorganização dos segmentos múltiplos da sociedade civil.

Os cadernos do Grem são de agradável leitura. Resultantes de pesquisas de campo, contribuem para que o leitor se coloque em dia com o que surge no âmbito da antropologia e sociologia das emoções.

Zélia Maria Bonamigo é jornalista, mestre em antropologia pela UFPR, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
zeliabonamigo@uol.com.br

Voltar ao topo