O Vampiro Contra Curitiba estréia hoje

Depois do sucesso ?O Vampiro e a Polaquinha?, o universo da Curitiba de Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, é proposto através de 22 contos escolhidos pelo próprio autor e adaptados por João Luiz Fiani.

Fiani, que na década de 90 fez parte do elenco de ?Mistérios de Curitiba? e de ?O Vampiro e a Polaquinha?, ambos dirigidos por Adhemar Guerra recebeu do próprio Dalton os contos escolhidos e a tarefa de transpô-los para o palco.

?Há muito tempo desejava levar adiante este projeto. Criar uma espécie de continuação de ?O Vampiro e a Polaquinha?, porém nos faltava definir uma linha de encenação. Que tipo de contos colocar em cena. Finalmente após muitas conversas com o Dalton, decidimos fazer um espetáculo que exponha a real Curitiba em que vivemos, não a cidade criada pelo marketing, e sim a metrópole com problemas pertinentes a qualquer cidade grande. E isto fica claro no conto de abertura da peça ?Curitiba Revisitada?, que é uma grande crítica à fantasia criada pelos políticos acerca de nossa ?aldeia?, afirma o diretor do espetáculo.

Segundo Fiani este conto foi o que o influenciou a definir o título da peça ?O Vampiro contra Curitiba?. Além dele estão presentes na adaptação teatral diversos outros contos consagrados do autor entre eles: ?Arara Bêbada?, ?As Vozes?, ?Ezequiel?, ?O fantasma?, ?Ovos de Páscoa?, Almoço de Natal?, ?Que fim levou o Vampiro de Curitiba?, entre outros.

O espetáculo promete ser um marco na história do teatro local, pela maneira simples como ele se apresenta. Pouca cenografia e interpretações ?enxutas? são o grande trunfo da peça. Além disso a experiência de Fiani em outras montagens do autor contará muito para desvendar o ?universo vampiresco? de Dalton Trevisan e evitar equívocos de interpretação.

?Nossa proposta é mantê-lo em cartaz pelo menos até o final deste ano. Além disso estão sendo estudadas propostas para apresentações fora de Curitiba. Afinal de contas a Curitiba de Dalton Trevisan também é universal?, finaliza o diretor.

Serviço
O Vampiro Contra Curitiba
Drama – estréia
Teatro Lala Schneider
Dias 16, 17, 18 e 19 de março ? 21h00

Voltar ao topo