O último espetáculo de um ator desvairado

Grande nome da cena teatral curitibana, Chico Pennafiel estréia hoje às 21h no Teatro José Maria Santos a tragicomédia Rock n.º 7, da qual assina texto e direção.

É a segunda parte da trilogia iniciada em 2001 com Um Anjo num Copo de Gelo Picado, que usa a metalinguagem para debater a psicologia do ator, sua relação com a verdade e a ficção, sua ética e seu processo criativo. Pennafiel já começou a escrever o terceiro episódio, a comédia Como Fazer Teatro e Continuar Sendo Respeitado pelo Porteiro do seu Prédio.

Rock n.º 7 narra a absurda história de um ator que se encontra internado num manicônio judiciário, depois de assassinar um colega desafeto em plena encenação de Hamlet, de William Shakespeare. O crime foi motivado por alucinações que o fazem confundir sua vida com a dos personagens que representa.

Com a intenção de desvendar os mistérios da doença do artista, o psiquiatra que dirige o hospital sugere que o criminoso encene uma peça cujo enredo é a sua própria vida. Um palco é montado no hospício, e os colegas de profissão do ator são chamados para interpretar os personagens.

Sob o olhar atento do psiquiatra, o ator internado vai revivendo as situações, desde a infância, que culminaram no crime e na condenação. E não deixa de aproveitar a oportunidade para acusar a família, os colegas, e o próprio diretor do hospício. Demonstra como sua personalidade foi influenciada pelas mentiras do pai, pelo desdém dos colegas, a rejeição das mulheres e a incompreen

são do médico.

Reincidência

Na fatídica cena do assassinato em Hamlet, a história se repete, ele mata outro ator, e, mesmo imobilizado pelos enfermeiros, consegue autorização para interpretar a última cena da história da sua vida. Nesse momento se desvenda um segredo estarrecedor, insinuado durante a peça, que explica toda a trama. No elenco estão Luiz Brambilla, João Paulo Leão, Fernanda Stica, Mônica Sartor, Adolfo Pimentel, Laudemir Baranhiuki e Arthur Estefanes. Não satisfeito, Chico Pennafiel volta a encenar a aclamada Caos Leminski em São Paulo.

***

De quinta a sábado, às 21h, e domingos às 20h, até o dia 14 de dezembro, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655). Ingressos a 10 e 5 reais.

Voltar ao topo