O Rappa faz show no Litoral paranaense

d82.jpgNo próximo dia 15 de janeiro, a CWB Brasil Eventos em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratuba, traz O Rappa, uma das melhores bandas brasileiras, para fazer um show inédito em local inusitado. O grupo apresenta o novo show Acústico MTV em arena, especialmente montada nas areais da Praia Central de Guaratuba. Quem espera um show com violões light, palmas contidas e músicos sentados no banquinho, vai se surpreender. Da mesma forma que desde o seu surgimento O Rappa quebrou a ortodoxia e formatou a nova música pop brasileira, neste novo show a banda inova em instrumentos e levanta a galera.

Já na capa do CD/DVD o primeiro diferencial: o gramofone que aparece não é cenográfico, ele faz parte do arsenal de instrumentos da banda. Não haveria um Acústico MTV d?O Rappa se não houvesse experimentação. Bulir com os instrumentos em busca de novos sons é prática corriqueira da banda. Desta vez, a inspiração do produtor Tom Capone foram os instrumentos acústicos do grande museu de novidades do estúdio Jimo. Assim, puseram bandolins, craviolas, violas caipiras e violões para brincar com um harmônio, um steel drum, vibrafone, piano Wurlitzer, órgão, acordólia (instrumento comprado em Praga, capital da República Tcheca), instrumentos indianos e as mais inusitadas peças de percussão. Isso, além das estripulias do gramofone e do gramodisco (uma pick-up MK2 adaptada pelo DJ do grupo, Negralha, em um corpo de gramofone) e a orquestra de campainhas, que nas mais diferentes afinações são dispostas em série e fazem a vez do sintetizador. ?Esse é um acústico querendo ser eletrônico?, define o integrante da banda Lobato. ?Podia até ficar uma droga, mas a gente queria experimentar. A gente não é muito de convenção, é de levação de som.?

O silêncio Q precede o esporro, de 2003, responde por boa parte do repertório do Acústico MTV. Com 260 mil cópias em CD e 80 mil em DVD vendidas, esse trabalho, que sacramentou a sobrevivência da banda e a guiou por incontáveis shows no País, ganha recriações arrojadas, que espantam o fantasma da redundância. Do primeiro, O Rappa, de 1994, vem Brixton, Bronx ou Baixada, com parte umbanda dub e Mitologia Gerimun, com a rabeca psicodélica de Siba, do grupo recifense Mestre Ambrósio.

Do segundo disco, Rappa Mundi, de 1996, as recriações são de Pescador de ilusões (com as campainhas e baixo acústico, épica e emocionante como qualquer faixa do Unledded de Robert Plant e Jimmy Page) e Eu quero ver gol, que encerra o show com samba-rock, drum?n?bass e reggae, saudações à seleção brasileira de futebol e um stage dive de Falcão. Por fim, do clássico absoluto Lado B Lado A, de 1999, vêm Homem amarelo (com a rabeca de Siba, num dubzão sem eletrônicas, contando com o vibrafone e a força dos coros), Lado B Lado A (de tambores na pressão e rap raivoso de Falcão), Se não avisar o bicho pega, O que sobrou do céu (com Maria Rita), Me deixa (mais calma porém não menos potente que a original) e o climático samba Cristo e Oxalá, onde a religiosidade do grupo se expressa num quase mantra, com interpolação de You?re all I need to get by, velho sucesso de Marvin Gaye.

Em um cenário em forma de estação de trem, com intervenções de grafites, O Rappa fez a sua festa do Acústico MTV. Com essa turma, a viagem do disco nos palcos da arena na Praia Central de Guaratuba promete seguir segura, mas nunca livre das mais agradáveis trepidações e emoções que O Rappa proporciona ao público.

Serviço:

Show com a banda O Rappa

Outras atrações: DJ Ete + Fernandinho Beat Box e Banda Djambi, em Guaratuba Arena Praia Central – dia 15 de janeiro – Horário: Início dos shows às 20h abertura dos portões às 18h.

Ingressos promocionais e limitados. Estudantes e doadores de 1 kg de alimento pagam meia-entrada.

Pontos de venda em Curitiba: Lojas KAS (Shopping Mueller, Crystal, Curitiba, Estação, ParkShopping Barigüi e Rua Francisco Rocha, n.º 2150), Loja Mania do CD (Praça Osório) e Disk Ingressos (41 3315-0808).

Pontos de venda no litoral: D?vicz Sorveteria (em Guaratuba e Caiobá), Quiosque da Praia Central de Guaratuba, Loja KAS (em Caiobá), Supermercado Mergulhão (em Pontal do Sul), Farma Zezo (em Praia de Leste) e Disk Ingressos (41 3343-8000).

Voltar ao topo