O preto é a estrela em desfile no Fashion Rio

Público em pé e aplausos esfuziantes por longos minutos marcaram o emocionante final do desfile de OEstudio em parceria com os alunos da Oi Kabum! na edição de inverno 2011 do Fashion Rio, que teve fim no último sábado.

Batizado de Com Ciência Negra, a busca foi por um momento de reflexão sobre o tema através da moda. Quebrando o clássico protocolo de desfiles, os jovens tomaram conta da passarela e, entre gritos e abraços, entoaram uma emocionante comemoração pelo resultado do trabalho.

A coleção foi idealizada coletivamente pelos profissionais da grife e pelos 56 alunos da Oi Kabum! – escola de arte e tecnologia que investe na formação de jovens de comunidades populares e que está presente em Salvador, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Juntos, eles definiram o conceito, criaram as peças e o material gráfico da apresentação.

Embalado pela ótima música de Jam da Silva executada ao vivo, o desfile mostrou a percepção dos jovens sobre a importância da consciência negra, fator que enveredou o processo criativo dos estilistas da marca.

“Inspirados pelo sentimento cor-preto, produzimos peças nas quais predomina o tom preto e suas variações, completadas com tons de vermelho – representando o sangue que corre igual em todas as veias”, revelam os integrantes de OEstudio.

OEstudio faz questão de frisar que o desfile transcende as roupas e faz do tom preto a estrela. Nas formas, detalhes que revelam o avesso das roupas, modelagens amplas e utilitárias e calças mais curtas.

Ainda em destaque, o trabalho de patchwork -alertando para a miscigenação -e a estampa de jardim negro revelando a beleza do preto como ponto de luz e peças mergulhadas em tinta, “afinal somos de todas as cores”, sublinha OEstudio.

Voltar ao topo