O passe e o gol vira peça de teatro

O gêmeos Joãozinho e Marinho são amigos para o que der e vier. Companheiros o tempo todo, menos quando o assunto é futebol. O enredo dá a ideia do primeiro livro infantil do jornalista Juca Kfouri, O passe e o gol, adaptado para os palcos pela companhia paulista Teatro do Grande Urso Navegante. A peça infantil será encenada em escolas de Curitiba de 9 a 13 de maio.

O passe e o gol conta a história dos irmãos que poderiam muito bem viver em São Paulo, mas moram em outra cidade: em Corinthians. E quando o assunto é futebol, o bicho pega. Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro.

Até que um dia, os gêmeos vão disputar o campeonato escolar jogando no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube, que tem entre seus adversários o temido Mascarados Futebol Clube. Será que nessa hora os irmãos vão se entender?

Pois é na final do campeonato, no jogo entre os dois times, que muitas surpresas acontecem. “O futebol, como todo esporte em equipe, valoriza essencialmente o companheirismo”, acentua o diretor Laerte Asnis, também responsável pela adaptação do livro.

Asnis lembra que no futebol, o sucesso do todo depende do sucesso de cada um e o sucesso de cada um depende do sucesso do todo. “Se não houver a união dentro de um grupo, dificilmente os objetivos serão alcançados”. Na história, o esporte gera uma lição para os irmãos: a importância da união.

O processo para a adaptação do livro de Kfouri começou em 2007, quando Asnis entrou em contato com o jornalista para pedir a autorização para a encenação. Ele aceitou prontamente e o diretor deu início ao processo de elaboração do espetáculo.

Tudo começou com a leitura do livro, que gerou os primeiros conceitos sobre as cenas e as músicas que seriam utilizadas. Depois, foi a vez de partir para a criação dos cenários e adereços para então começar a organizar as cenas. “Nosso processo de criação se assemelha à pintura de um quadro”, explica o diretor.

Com onze anos de estrada, esta é a primeira vez que a Teatro do Grande Urso Navegante se apresenta em Curitiba. “Estamos ansiosos e felizes ao extremo. E a primeira vez é sempre inesquecível”.