O outro lado de Carlos Lacerda

Os brasileiros podem, enfim, ter acesso a uma outra faceta do aguerrido político e jornalista Carlos Lacerda, ex-governador do estado da Guanabara e o maior adversário de Getúlio Vargas, falecido em 1977. Acabam de chegar às livrarias Os 21 Contos Inéditos de Carlos Lacerda (Editora UnB, 246 págs., R$ 32), uma obra co-editada pela Fundamar – Fundação 18 de Março, a Editora Universidade de Brasília (UnB) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Os originais foram encontrados no Fundo do Arquivo de Carlos Lacerda (ACL) na Biblioteca da UnB.

O volume mostra uma nova e insuspeitada dimensão da obra do conhecido político e jornalista. São histórias escritas em duas fases distintas, ambas coincidindo com períodos ditatoriais: Contos da Juventude (ditadura Vargas -nas décadas de 30 e 40) e Contos da Maturidade (ditadura dos militares entre 68 e 76).

É possível perceber a preocupação política e social presente em alguns dos contos deste volume. Ela Escreveu uma Carta, História Comovente pra Cachorro e Vôo da Gaivota Sobre a Mina, são alguns exemplos que refletem a situação do Brasil na época.

O amor, a sensibilidade e a malícia também são contemplados nesta obra. O antológico A Despedida faz parte da fase de maturidade plena do autor. Além disso, alguns contos sugerem fatos declaradamente autobiográficos, como o reproduzido em José e o seu Roubo e O Pão de Espírito. A correspondência inédita trocada com Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Juscelino Kubitschek, entre outros, será a próxima publicação, prevista para o início de 2004.

Vida e obra

Carlos Frederico Werneck Lacerda (1914 – 1977) destacou-se na metade do último século como jornalista, escritor, político e editor. Participou ativamente dos principais movimentos políticos ocorridos no Brasil em sua época, envolvendo-se em inúmeras polêmicas em razão de seu estilo combativo e de sua admirável oratória. Foi vereador, deputado, governador do Estado da Guanabara (1961-1965) e empresário fundou a Editora Nova Fronteira -, escreveu mais de trinta livros e traduziu outros tantos.

***

Além de livrarias no País todo, o livro 21 Contos Inéditos de Carlos Lacerda pode ser solicitado pelo e-mail fundamar@fundamar.com.br. Bibliotecas públicas e escolares poderão receber o livro gratuitamente, basta para isso solicitação por e-mail.

Voltar ao topo