O melhor do choro no Cidadania Musical

Hoje, a série Cidadania Musical do Conservatório de MPB apresenta show de clássicos brasileiros com o Grupo de Choro Simplicidade. No repertório, músicas de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolin, que vão levar ao público uma verdadeira história desse gênero musical.

O grupo é formado por cinco músicos, que se uniram com o objetivo de divulgar e fomentar esse estilo musical. Roberto de Oliveira, fundador do grupo, alia a profissão de administrador de empresas com os ensaios e as apresentações do Simplicidade. "É trabalhoso conciliar as duas atividades, mas vale muito a pena, gostamos muito de tocar", comenta. A série Cidadania Musical faz parte do projeto Música em Pauta, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura ICAC. O objetivo é levar manifestações de música popular para os mais diversos públicos e cantos da cidade.

Grupo Simplicidade

Teve a sua primeira formação em março de 1998. Participa de congressos e seminários proferindo palestras musicais, que abordam aspectos importantes da história do choro e seus principais compositores. Apresenta-se todos os sábados no Bistrô do Parque Barigüi. Vencedor do Festival promovido pelo Clube do Choro de Curitiba, em setembro de 2003, com o choro Feijão no Dente de autoria de Julião Bohêmio, ex-integrante do grupo. No programa, obras de pixinguinha, Cochichando, Segura Ele, Sofres porque Queres, Lamento, Naquele Tempo e Carinhoso.

De Waldir Azevedo, Brasileirinho, Pedacinhos do Céu e Santa Morena

Obra de Chiquinha Gonzaga, O Gaúcho. Também, Ernesto Nazareth, com Apanhei-te Cavaquinho, Odeon, Brejeiro. De Jacob do Bandolin, Bola Preta e Noites Cariocas.

O Grupo Simplicidade é composto por Wilson Moreira, bandolim e cavaquinho; Didi do Cavaco, cavaquinho; Nilo Santos, violão 7 cordas; Gley Bastos, saxofone e Roberto Oliveira, cavaquinho e percussão.

Cidadania Musical

A série Cidadania Musical faz parte do projeto Música em Pauta, promovido pelo Icac Instituto Curitiba de Arte e Cultura. O projeto é composto ainda por outras três séries Domingo Onze e Meia, Intermezzo e Terça Brasileira no Paiol que tornam possível o contato do público com a produção musical mais recente de Curitiba. As apresentações acontecem em diversas salas de concertos e espaços culturais da cidade.

Serviço:
Cidadania Musical – Show com o Grupo de Choro Simplicidade. Hoje às 19h30, na Escola Maria Neide Gabardo Betiatto, que fica na rua Maria Tereza Gonçalves, nº. 1050 – Umbará

Informações: (41) 321 3316 (Conservatório de MPB) Entrada franca.

Voltar ao topo