Foto: Divulgação

O jardineiro fiel foi um dos destaques da cerimônia.

continua após a publicidade

A cerimônia de apresentação dos candidatos desta 78.ª edição do Oscar começou com uma boa notícia para os que torcem por uma posição de destaque do Brasil na cerimônia de entrega do principal prêmio de cinema do mundo. Os indicados foram divulgados ontem pela Academia, às 11h40 (horário de Brasília), em Beverly Hills.

O filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, O Jardineiro Fiel, conseguiu quatro indicações ao Oscar 2006. Rachel Weisz foi indicada como melhor atriz coadjuvante, Jeffrey Caine por melhor roteiro adaptado, baseado no livro de John Le Carré; Claire Simpson, pela montagem (ganhadora do Oscar por Platoon, em 1986), e Alberto Iglesias pela trilha sonora. A má notícia ficou por conta de 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, que não entrou na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Foram escolhidos Joyeux Noel, de Christian Carion (França); Paradise Now, de Hany Abu-Assad (Palestina); Sophie Scholl – The Final Days, de Marc Rothemund (Alemanha); Don?t Tell, de Cristina Comencini, (Itália); e Tsotsi, de Gavin Hood (África do Sul). 2 Filhos de Francisco é a melhor empreitada do cinema nacional dos últimos anos, com a maior bilheteria e maior número de espectadores.

O Jardineiro Fiel já recebeu uma série de premiações internacionais, entre elas o Globo de Ouro de atriz coadjuvante para Weisz. A produção também concorreu nas categorias melhor drama e melhor diretor, mas não levou. Na noite passada, o longa de Meirelles levou o prêmio de melhor filme no 33.º Evening Standard British Film Awards, entregue às melhores produções do cinema britânico. Ralph Fiennes também ganhou o prêmio de melhor ator. Assim como o Globo de Ouro é considerado uma prévia do Oscar, o Evening Standard pode antecipar os vencedores do Bafta, a academia de cinema britânica. Para esta premiação, O Jardineiro Fiel recebeu dez indicações. Concorrem pelo Oscar na categoria de melhor diretor, Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain), Bennet Miller (Capote), Paul Higgis (Crash – No Limite), George Clooney (Boa Noite e Boa Sorte) e Steven Spielberg (Munique).

Na categoria melhor filme, disputam ainda a estatueta Capote, Crash – No Limite, Boa Noite e Boa Sorte e Munique. Ao todo, George Clooney está em quatro categorias. Além de melhor filme e diretor, seu Boa Noite e Boa Sorte concorre em roteiro original (há ainda as categorias de fotografia, com Robert Elswit, e edição, com James D. Bissell e Jan Pascale). Ele também concorre como ator coadjuvante por Syriana. Na categoria melhor ator estão na disputa Philip Seymour Hoffman (Capote), Terrence Howard (Hustle & Flow), Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain), Joaquin Phoenix (Johnny e June) e David Strathairn (Boa Noite e Boa Sorte). O romance gay O Segredo de Brokeback Mountain lidera as indicações para o Oscar deste ano. O filme concorrerá em oito categorias. Dirigido pelo cineasta taiuanês Ang Lee, o longa-metragem foi listado para melhor filme, diretor, ator (Hearth Ledger), ator coadjuvante (Jake Gyllenhaal), atriz coadjuvante (Michelle Williams), roteiro adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana), fotografia (Rodrigo Prieto) e trilha sonora (Gustavo Santaolalla). O filme, aclamado pela crítica e público ao redor do mundo, recria a história de dois caubóis gays em Wyoming (Heath Ledger e Jake Gyllenhaal) nos anos 60. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 5 de março.

continua após a publicidade