“O Hobbit” e “Man of Steel” estreiam na Comic-Con

Os esperados filmes “O Hobbit” e “Man of Steel”, a nova versão de Super-Homem, tiveram neste sábado (14) parte de seus conteúdos revelados na feira Comic-Co para delírio dos presentes, que abarrotaram o auditório do centro de convenções de San Diego.

Cerca de 6.500 pessoas puderam ver mais de 12 minutos de montagem de “O Hobbit” no qual foram incluídas sequências de “Uma Jornada Inesperada” e “Lá e de Volta Outra Vez”, as duas partes da produção baseada no romance homônimo de J.R.R. Tolkien.

“É um filme de admiradores para admiradores”, disse seu diretor Peter Jackson, ovacionado ao surgir em um palco onde o acompanharam Ian McKellen (Gandalf), Martin Freeman (Bilbo), Richard Armitage (Thorin Oakenshield), Elijah Wood (Frodo) e Andy Serkis, que se atreveu com uma improvisação de Gollum.

As sequências projetadas mostraram momentos do recrutamento do hobbit Bilbo para uma perigosa viagem em busca de um tesouro guardado por um dragão, no qual lhe acompanhará o mago Gandalf e um grupo de anões, assim como o encontro entre Gollum e Bilbo, e o achado do famoso anel da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Jackson assegurou à imprensa posteriormente que sua ideia original foi rodar “O Hobbit” antes de “O Senhor dos Anéis”, mas que problemas para conseguir os direitos da obra fizeram com que o primeiro tivesse que esperar.

“A história de Bilbo é a história hobbit por excelência”, comentou Jackson, mostrando sua predileção por esse personagem sobre o resto desse mundo fantástico criado por Tolkien que tem ainda uma última parte, “Silmarillion”, cuja versão para o cinema parece muito distante.

“Os direitos são totalmente controlados pelos gerentes do patrimônio de Tolkien os quais não gostam destes filmes”, explicou Jackson, que já finalizou a rodagem principal das duas partes de “O Hobbit”.

A primeira parte “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada” estreará nos EUA no dia 14 de dezembro e sua continuação chegará em dezembro de 2013.

Em junho do ano que estreia “Man of Steel”, a nova e esperada versão de Super-Homem cujo diretor, Zack Snyder (“300”), e seu protagonista, Henry Cavill, anteciparam em forma de trailer com exclusividade para a Comic-Con.

Produzida por Christopher Nolan, artífice da última trilogia de Batman, “Man of Steel” lembra em seu tom emocional o que o próprio Nolan fez com o homem-morcego, dar uma faceta mais humana do super-herói.

A montagem projetada revelou a passagem da infância para a maturidade de um jovem Clark Kent que se sente incompreendido e como descobre suas origens e toma consciência de seu dever como salvador da humanidade frente a um vilão cuja identidade não foi revelada.

Snyder assegurou que “Man of Steel” tem a intenção de estabelecer um precedente para os personagens da DC Comics, editora criadora de Super-Homem, e deixou a porta aberta para produções como “Liga da Justiça”, a versão da DC Comics de “Os Vingadores” da Marvel, em seu caso com Super-Homem, Batman, Flash e Lanterna Verde, entre outros.

O cineasta assegurou que retomou o personagem como se nunca tivesse sido feito um filme sobre ele e sem usar elementos dos filmes anteriores, nem sequer a inconfundível trilha sonora de John Williams.

“Queremos apresentar o Super-Homem para a nova audiência”, disse Cavill, tomando como referência para sua interpretação as histórias em quadrinhos “A Morte do Super-Homem”, “O Retorno do Super-Homem” e “Superman: Red Son”.