O futebol angolano pelas lentes de Russo Loyola

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o diretor de fotografia Russo Loyola selecionou 12 das cerca de seis mil imagens feitas por ele durante um trabalho cinematográfico em Luanda, capital de Angola. As fotografias escolhidas estarão expostas no Lucca Cafés Especiais (Rua Augusto Stresser, 318, Juvevê), a partir da próxima quarta-feira, dia 7 de junho. Intitulada Detalhes do futebol em Angola, a seleção de fotos mostra a prática do esporte nas regiões pobres da cidade, flagelada por 27 anos de guerra civil.

Russo Loyola passou 90 dias na capital angolana, onde trabalhou como diretor de fotografia em um documentário sobre esportes naquele país. Paralelamente ao trabalho, Loyola começou a registrar o dia-a-dia da cidade, bem como suas peculiaridades. "Não sou um grande fã de fotografia still, prefiro a fotografia de cinema", explica. "Mesmo assim, comecei a fotografar o que via pela frente. O resultado foi um acervo de mais de seis mil fotos, com pessoas, costumes e paisagens de Luanda."

Ao mostrar as fotos para amigos, uma imagem em especial chamava a atenção da maioria das pessoas. Nela, quase todo o plano da foto é ocupado pelos pés de um jogador amador angolano. Ele está com os tênis sujos de poeira, em conseqüência de um jogo realizado em um campo de areia e pedregulhos. No entanto, o jogador veste um tênis Adidas no pé esquerdo, e um All Star no direito, ambos em péssimas condições de uso. "Todo mundo olhava essa foto e dizia que eu deveria montar uma exposição", conta Loyola. "E como não ouvi isso de uma só pessoa, surgiu a idéia de selecionar as fotos de angolanos jogando futebol e montar uma pequena mostra."

Outro fator motivou Russo Loyola a aceitar a idéia dos amigos: a estréia da seleção de Angola na Copa do Mundo de 2006. É a primeira vez que os angolanos participam de um mundial. Depois da exposição no Lucca, Russo Loyola pretende montar uma nova mostra com outras fotos de Angola, priorizando outras temáticas. "Tem material para mais duas, três exposições. O difícil vai ser escolher algumas entre tantas fotografias."

Sobre Russo Loyola

Russo Loyola começou no meio cinematográfico, onde exercia as mais diversas funções dentro dos sets de filmagem. Em 1991, passou a trabalhar como assistente na produtora Soft Cine Vídeo. Na função, conheceu as mais diversas etapas de produção em vídeo e película, e se apaixonou pela fotografia. Hoje, Loyola é um dos mais requisitados diretores de fotográficos do mercado publicitário local. Já desenvolveu trabalhos para a Tim, GVT e Shopping Estação, entre outros, e dirigiu a fotografia de cerca de 12 curtas-metragens feitos por alunos do Centro Universitário Positivo (Unicenp). Também participou da produção de videoclipes para as bandas Raimundos e Relespública. Foi o diretor de fotografia de um documentário sobre a história da cidade de Joinville, produzido pela RBS-SC. Neste trabalho, Loyola coordenou as filmagens na Inglaterra, na Alemanha e na França.

Serviço:
Detalhes do futebol em Angola, exposição fotográfica de Russo Loyola
Lucca Cafés Especiais (Rua Augusto Stresser, 318, Juvevê), (41) 3018-1088.
A partir do dia 7 de junho, quarta-feira. Segunda a sábado, das 11 às 21 horas; e aos domingos, das 14 às 20 horas. Entrada franca.

Voltar ao topo