enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

O exercício da crítica ao alcance de todos

  • Por Redação O Estado Do Paraná

O título do último lançamento da Editora É Realizações fala um pouco de sua essência. O imbecil coletivo I – Atualidades inculturais brasileiras é uma obra que, da primeira à última página, pretende aguçar o senso crítico do leitor, por meio de provocações e análises.

Terceiro livro de uma trilogia do autor, O imbecil coletivo I foi precedido pelos títulos A Nova Era e a Revolução cultural, de 1994, e O jardim das aflições, de 1995. A coleção tem como objetivo situar a cultura brasileira num amplo quadro da história do conhecimento Ocidental. Olavo de Carvalho continua esse trabalho nesta obra, comentando fatos corriqueiros que lhe chamaram atenção por representarem um possível diagnóstico da atual intelectualidade no país.

O autor, um dos maiores críticos da esquerda brasileira, reúne na obra várias crônicas, discorrendo e opinando sobre textos publicados em jornais e periódicos acadêmicos nacionais. Suas críticas, ora ácidas, ora irônicas, traduzem sua postura austera frente à política brasileira, ao mesmo tempo em que revelam uma avaliação espirituosa da cultura do Brasil.

Prevendo as incontestáveis críticas que viriam com o lançamento, o autor apresenta no início da obra um formulário-padrão para a redação de críticas a O imbecil coletivo. Uma pequena pitada da ironia que tempera as páginas seguintes.

Independente da posição política do leitor, o conteúdo da obra é um ótimo exercício para desenvolver um olhar mais crítico sobre o que se lê nos jornais diariamente, e, para que haja uma conscientização dos importantes detalhes que permeiam os acontecimentos políticos e culturais do Brasil.

Aclamado por Paulo Francis, em 1996, como imperdível, O imbecil coletivo I-Atualidades inculturais brasileiras esteve por vários meses entre os 10 livros mais lidos do Estado do Rio de Janeiro. E neste ano volta às livrarias em edição especial, sendo lançado em um momento crucial: as eleições presidenciais. A obra é uma possível aliada para quem deseja exercitar seu sendo crítico antes de decidir o voto.

Ficha Técnica

Título: O imbecil coletivo I Atualidades Inculturais brasileiras. Autor: Olavo de Carvalho. Edição: Português. Páginas: 632. Preço: R$ 80,00. Venda: www.erealizacoes.com.br.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas