O encantado mundo dos gibis

O mundo das adaptações de gibis para a tela grande não é feito somente de histórias bem-sucedidas. Há alguns fracassos tão poderosos quanto o Homem de Aço nesse métier. O maior deles, até o momento, parece ser a eterna carreira abortada de Watchmen, um dos comic books mais venerados de todos os tempos. Escrito por Alan Moore e desenhado por Dave Gibbons, foi lançado em 1986 e causou revoluções profundas no gênero.

Nos anos 90, foi anunciado o nome do diretor Terry Gilliam para fazer a adaptação. Mas Gilliam, após examinar as possibilidades técnicas, desistiu. Anunciaram diversos nomes para o cast (até o ator David Bowie foi escalado). Nunca conseguiram fechar com ninguém. Agora, os estúdios juram que finalmente têm os nomes: o diretor seria Darren Aronofsky e o roteirista seria David Hayter. Mas há também uma sinopse já divulgada de um filme Watchmen dirigido por Paul Greengrass, com roteiro de David Hayter e trazendo John Cusack como Nite-Owl. A data de estréia está marcada para 2006. É pagar para ver.

O "Quarteto Fantástico", grupo de heróis que inspirou o desenho animado Os Incríveis, é um chabu antigo. Em 1994, uma produção de Roger Corman quase enterrou de vez o mito do time de heróis, com uma grotesca roupa de borracha para O Coisa e defeitos especiais impressionantes para o vôo inflamado do Tocha Humana. Nunca foi lançado.

De novo, agora juram que a coisa já está pronta. Com Michael Chiklis como O Coisa e Ben Grimm, com Jessica Alba como a Mulher Invisível, Chris Evans como O Tocha Humana e Ioan Gruffudd como Reed Richards, o Senhor Fantástico, o filme da Fox tem estréia prevista para 1.º de julho. A direção é de Tim Story. De novo, tem quem duvide, mas desta vez já há até fotos de divulgação.

O quinto superman

Desde o acidente que deixou tetraplégico o ator Christopher Reeves (morto no ano passado), Super-Homem também encantou. Nunca mais saiu o Superman 5, que vive sendo anunciado. Dessa vez, anunciam para verão de 2006. O ator já estaria escolhido: o novo Clark Kent seria Brandon Routh. Mas já falaram em Nicolas Cage, Jim Caviezel e outros. Anthony Hopkins seria Jor-El, o pai de Clark no planeta Krypton.

Há outros heróis que esperam uma eternidade para despir-se de sua identidade secreta. O Homem de Ferro também é muito aguardado. Pode virar filme em 2006, com Nick Cassavetes na direção. O Lanterna Verde seria lançado como uma comédia, com Jack Black no papel principal.

Nick Fury, o agente da S.h.i.e.l.d., é cortejado há anos mas nunca emplaca. No ano passado, chegaram a falar numa adaptação com Samuel L. Jackson. E Flash Gordon, herói celebrizado por Alex Raymond, que há muito espera por nova versão, teria agora, como anunciado, Ashton Kutcher no papel principal. Me engana que eu gosto.

Voltar ao topo