O diferencial de um jeans de luxo

Com um foco na qualidade, Renato Kherlakian lançou nessa última semana em Curitiba sua mais nova marca, a RK Denim. Conhecido aqui e fora do Brasil pela competência, originalidade e pelo alto nível de suas roupas, principalmente os jeans, Kherlakian volta ao mercado da moda com pique e inspiração total.

Os jeans da RK Denim são simplesmente lindos e com perfeito acabamento por dentro e por fora, como ele mesmo gosta de frisar. “Todo o processo de fabricação dos meus jeans é muito lento. Tudo é feito com muito cuidado e com requinte de qualidade”, afirma Renato, que diz que nunca compra um jeans sem antes virar a peça do avesso.

“Viro o jeans do avesso que é para checar se é bem feito, se tem bom acabamento.” Fundador da Zoomp e um dos precursores da alta qualidade da moda brasileira, Renato traz toda a sua experiência de anos de mercado para lançar uma marca de jeans diferenciada por muitos motivos. O primeiro deles é que as calças são feitas com qualidade e corte preciso, quase como uma peça de alta costura.

Os jeans são divididos em três estilos: jeanswear, alfaiataria e demi-couture – cada qual adequada a uma finalidade e público. O elo entre as três se mantém na altíssima qualidade do material e nas lavagens especiais, além da genialidade das modelagens, uma expertise do estilista.

“Esse é um jeans de luxo, aonde eu tenho uma preocupação exagerada com o acabamento”, diz. Os jeans RK também tem mais um diferencial importantíssimo, todos os 45 modelos vem com numeração ímpar, que é para se ajustar melhor aos corpos femininos; e também tem um cós mais alto, porque é proibido aparecer o “cofrinho”.

Com preços que variam de R$ 450,00 a R$ 750,00, a primeira coleção lançada por Kherlakian; a princípio, é somente feminina. Fascinado pela moda, pela estética e pela silhueta da mulher, Kherlakian diz não se preocupar com a concorrência, principalmente das marcas internacionais, que viraram febre no Brasil há algum tempo atrás, como Diesel, Seven e tantas outras.

“A concorrência com as marcas estrangeiras para mim é bom, não estou preocupado. Acho que chegou a minha vez, estou investindo muito na minha nova marca e, como aconteceu com a Zoomp que marcou época e fez história, estou preparado para este novo século. A história está para ser escrita novamente, e com mais requinte”, afirma.

Zoomp

Renato Kherlakian foi um dos pioneiros no segmento jeanswear no Brasil. A influência da família armênia foi crucial para a bem sucedida entrada de Kherlakian no mundo da moda. Filho de tradicionais comerciantes de caxemira de São Paulo, desde criança Renato desenvolveu um olhar inquieto e criativo.

Em 1974, aos 24 anos, criou a Zoomp, febre nos anos 80s e 90s. Ao longo de gerações e sob sua gerência criativa, a marca se consolidou como lançadora de tendências, criando identidade própria no mundo da moda.

“A Zoomp fez história e todo mundo também tem uma história com a Zoomp”, conta Renato. Há três anos, Renato Kherlakian vendeu a Zoomp ao Grupo I’M com o objetivo de fortalecer a marca. “Eu vendi achando que ia ter a garantia da qualidade eterna da Zoomp”.

Em abril do ano passado, a I’M afundou publicamente, imersa em dívidas. Deprimido, isolado e imobilizado pelo recesso de dois anos imposto por contrato, Kherlakian viu a Zoomp sumir do mapa da moda, sem poder fazer nada.

“Eu tive que me conformar com o inconformável. Foi um golpe, fiquei muito abalado, mas hoje eu estou muito mais preparado para enfrentar as adversidades”, conta. “Torço para que a Zoomp se recupere em meio a esse turbilhão. Mas estou afastado dela, investindo no meu novo negócio”, afirma o estilista que irá lançar em breve um livro com um título muito sugestivo: Que raio de vida é essa?. A RK Denim foi criada no ano passado e representa a continuidade da aposta de Kherlakian em produtos diferenciados.

Serviço

A RK Denim está sendo vendida em Curitiba na Bazaar Fashion (Av. 7 de Setembro, 5769).