O crime organizado e o governo dos EUA

A Coleção Negra, com a qual a Editora Record volta-se aos mestres da literatura policial, no rastro das comemorações de seus cinco anos completados em 2002, apresenta 6 Mil em Espécie, continuação de Tablóide Americano e o primeiro romance inédito de James Ellroy desde 1996.

Ellroy, que em 1958 teve a mãe assassinada e o autor nunca descoberto, passou a dedicar-se à literatura nos anos 70, após uma vida de drogas e prisões por furto. Em seu novo livro, compõe um retrato cru e não muito lisonjeiro dos Estados Unidos, levando o leitor através dos conturbados anos 60, numa ambiciosa e emocionante história. Tudo começa após o assassinato de Kennedy, quando homens ligados ao crime organizado lutam para esconder os verdadeiros culpados de uma morte que chocou a nação norte-americana.

Nesse fatídico dia, Wayne Júnior, um tira de Las Vegas, chega a Dallas com 6 mil dólares em espécie no bolso, com a função de matar um cafetão negro. Sem saber, acaba preso na teia de aranha que encobriu os verdadeiros responsáveis pela morte de JFK. Pelo caminho, Wayne encontra dois personagens de Tablóide Americano: Ward Littell, ex-agente do FBI, advogado de Howard Hughes, e Pete Bondurant, ex-agente da CIA, anticomunista fervoroso. Através das histórias e atitudes desses três homens, 6 Mil em Espécie embarca em uma jornada de cinco anos pelo submundo da política. Uma trama que coloca Wayne em contato com o crime organizado em Dallas e Las Vegas, com Howard Hughes, com a Ku-Klux-Klan, com tráfico de heroína no Vietnã e com extremistas de direita que planejam muitas mortes.

E tem mais

Na Coleção Negra, o leitor encontra ainda outra boa obra: A Lágrima do Diabo, na qual o consagrado romancista norte-americano Jeffery Deaver volta a usar o universo das técnicas de investigação criminal como enredo.

Depois do policial tetraplégico de O Colecionador de Ossos – sucesso absoluto de crítica e vendas -, Deaver dá vida a Parker Kinkaid, um ex-agente, perito em documentos, numa trama repleta de criminosos perversos, mulheres sensuais, detetives durões e psicopatas perigosos.

Voltar ao topo