O Brasil em cartão postal

Tema inédito no mercado editorial, Postaes do Brazil (1893-1930), de Pedro Karp Vasquez, parceria da Metalivros e a Pancrom Indústria Gráfica, introduz o leitor à fase áurea do postal no País e no mundo através de mais de 200 imagens das principais coleções de cartofilistas do País.

Para a publicação, o historiador e fotógrafo Pedro Karp Vasquez realizou uma profunda pesquisa sobre o surgimento do postal no País, que vivia o acelerado processo de desenvolvimento industrial da República Velha. No livro, ele conta sobre a febre que virou a emissão do postal e os vários tipos que surgiram, como os comemorativos, os jornalísticos e os publicitários. Mas os que recebem maior destaque são os paisagísticos, que de forma poética registravam a beleza natural e histórica do nosso País.

Desta forma, a obra conta com diversas imagens curiosas. Algumas são: a construção do Cristo Redentor (RJ) em 1930; a foto de 1904 da Avenida Paulista (SP); a foto de 1898 do Elevador Lacerda (BA) antes da reforma que sofreu na década de 1920; e até o registro de um casamento realizado em 1908 sobre as águas do Rio Acará (PA), usando a técnica, bastante comum à época, da pintura sobre a fotografia.

Em sua apresentação, o cartofilista Rubens Fernandes Júnior considera o cartão-postal como “o principal meio de veiculação da imagem fotográfica na virada do século XIX e nas primeiras décadas do século XX” e ainda “uma das principais fontes de informação para pesquisadores de todas as áreas”.

Em Postaes do Brazil, o leitor encontrará também referências cronológicas da história dos postais e uma relação de todas as editoras que produziram os cartões publicados. E as imagens de muitas regiões, como Curitiba e Paranaguá, em 1908, proporcionam um resgate simbólico do passado romântico do País.

Voltar ao topo