Ao firmar-se como rapper gay, Rico Dalasam pode estar quebrando as barreiras do único gênero de música de massa no país que ainda não tem representantes assumidamente LGBT.

continua após a publicidade

O rap, historicamente, tem em suas letras homens e mulheres representados em papéis bem definidos e não raramente estereotipados. O rap não é declaradamente homofóbico, mas muitas vezes usa em suas crônicas figuras e situações de uma realidade que resvala no machismo, nada mais do que um retrato cultural. Mulheres como Karol Conka e Flora Matos já haviam começado a mudar isso.

Nos Estados Unidos, a cena já está sedimentada e ganha cada vez mais respeito sob o nome de ‘queer rap’. Os rappers gays norte-americanos levantam bandeiras sexistas e raciais ao mesmo tempo, investem em superproduções de áudio e vídeo e se profissionalizam com rapidez.

Le1f tem 25 anos e é um líder. Ele não gosta de ser rotulado como “rapper gay” e já colheu boas críticas desde que lançou seu primeiro EP Hey, pelo selo Terrible Records. O site Stereogum o considera criador de um “momento histórico, um rap particular que causa muita empolgação”.

continua após a publicidade

Um dos ídolos e inspiradores de Dalasam, Mikky Blanco lançou sua primeira mixtape em 2012, a Blanco Anjo Cosmic. Seu visual e sua performance têm influências de Lil’ Kim, GG Allin, Jean Cocteau, Kathleen Hanna, Lauryn Hill, Rihanna, Marilyn Manson e Anaïs Nin.

Outro ícone que desponta desde o início da década de 2010 é Zebra Katz, nome artístico de Ojay Morgan, que ficou conhecido desde que lançou o single Ima Read, em 2012, e ganhou elogios do jornal The Guardian. Sua concepção seguiu uma estratégia de lançá-lo como um personagem, “o lorde das trevas do mundo da moda”. E suas mixtapes Champagne (2012) e DRKLNG (2013) garantiram a posição de destaque e o início de uma agenda de shows que incluíram a abertura de uma turnê para Azealia Banks.

continua após a publicidade

Cakes da Killa, outro que já está sedimentado na cena, lançou em junho deste ano uma nova mixtape depois de prometer sair do cenário em 2013.