Curitiba é a segunda cidade brasileira a receber a nova turnê dos Paralamas do Sucesso. Eles iniciaram em Florianópolis, em Santa Catarina, a divulgação do novo disco intitulado Brasil afora. Aos 27 anos de carreira, Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) afirmam estar com fôlego renovado na divulgação do novo CD.

Gravado em Salvador e no Rio de Janeiro, Brasil afora é o primeiro disco de canções inéditas da banda em quatro anos. Depois de uma pegada mais roqueira em Longo caminho (2002), o CD novo segue a trilha retomada em Hoje (2005), mantendo a versatilidade musical já registrada pelo trio.

“Esse novo trabalho de cara tem uma grande comparação com o último. A produção está mais para cima e com muito alto astral. Estamos com uma temática e abordagem diferentes, tanto na forma das canções quanto nas letras. Brasil afora diz respeito a várias regiões do País”, conta o baterista João Barone.

Quando questionado sobre a relação do nome do disco com as músicas, Barone conta que essa não era a intenção da banda ao produzir Brasil afora. “Todo esse conceito sobre as várias cidades brasileiras retratadas musicalmente no disco não foi programado. Essa ideia surgiu como uma pós-explicação do que fizemos. Trata-se de um trabalho que curiosamente fala um pouco sobre as grandes coincidências que o Brasil tem em suas cidades”, explica.

Uma das peculiaridades apontadas por Barone é o método pelo qual a banda produz seus discos. “Temos um processo de produção bastante anárquico. No início apelidamos todas as músicas para, apenas no final, dar nome a todas elas. Isso torna o final do processo meio complicado, mas é assim que conseguirmos criar nossos discos”, brinca o baterista.

Sobre o repertório, Barone adianta que o público de Curitiba vai ouvir aquilo que mais quer. “Estamos dando o pontapé inicial na nossa turnê e no disco novo. Vamos tocar algumas músicas do Brasil afora e também aquelas que os fãs mais gostam. Trabalhamos para fazer um repertório ordenado e ao mesmo tempo instigante, mas é sempre muito desafiador pegar o repertório de 27 anos de carreira, misturar com a música nova e apresentá-los num show”, avalia.

Serviço

O show dos Paralamas do Sucesso acontece hoje, às 21h, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, em Curitiba). Os ingressos variam de R$ 60 a R$ 150 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, ou pelo Disk Ingressos (41) 3315-0808, www.diskingressos.com.br e nos quiosques localizados nos Shoppings Mueller e Curitiba.