enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Novidades na TV Cultura para crianças e adolescentes

  • Por Jornalista Externo

A TV Cultura começa 2003 querendo ampliar os horizontes. A emissora pretende usar a grande tradição em programas que unem pedagogia e entretenimento para retomar contato com dois públicos distintos, com a série “Galera”, dirigida aos adolescentes, e a retomada da produção de episódios do “Cocoricó”, dedicado a crianças em fase pré-escolar e que desde 1996 era somente reprisada.

Em fase de produção, o programa “Galera” vai buscar um público inédito para as produções dramatúrgicas da emissora. A série conta a história de adolescentes de um colégio da rede pública de classe média-baixa de São Paulo e vai retratar os conflitos na vida dos jovens, sejam de que classe for. “Os jovens desta idade têm as mesmas dúvidas, problemas e experiências”, explica o diretor do “Galera” Jeremias Moreira. Os responsáveis pelo programa decidiram que nenhum assunto seria mais rico do que falar de adolescentes.

A irreverência, a instabilidade e a constante indagação presentes na vida dos jovens é considerada pela emissora um diferencial do programa. Não só para atrair o público jovem, mas também o adulto. Segundo Jeremias Moreira, a linguagem inquieta e a narrativa não-linear serão os artifícios para fazer com que o espectador monte a história e tire as próprias conclusões. “Nossa intenção não é manipular caráter ou maquiar a realidade, mas fazer o público refletir sobre os temas retratados”, completa o diretor.

As gravações do “Galera” começam já neste mês e vão contar com a presença de 14 atores, mais os alunos do próprio colégio onde se passa a história, que farão participações especiais. Dentre os atores, está o jovem Rafael Meira, de 19 anos, figura conhecida na emissora por ter apresentado o infantil “X-Tudo” e o programa “Fazendo Escola”. Ele vai interpretar um adolescente desencanado e amigo, mas que tem um pai alcoólatra e perdeu a mãe. Para aprender a falar como os jovens da periferia, Rafael fez uma oficina ao lado de outros colegas do elenco. “Durante este período, pude perceber que estes jovens estão muito mais próximos da minha realidade do que eu imaginava”, lembra o ator.

Cocoricó

Outra novidade da TV Cultura é a produção de 52 novas edições do programa “Cocoricó”, voltado para crianças na fase do pré-escolar e que utiliza bonecos como personagens. As novidades vão além do cenário tridimensional e da manutenção dos temas educativos.

“A introdução de técnicas do cinema, dão mais vida aos bonecos, que vão andar e desenhar”, diz Fernando Gomes, responsável pela direção do “Cocoricó”. A TV Cultura já produziu uma série de episódios como teste, para verificar como seria a aceitação do público. Segundo Fernando Gomes, o resultado foi empolgante. “O dinamismo da série aumentou bastante, o que agradou as crianças e até os adultos que assistiram aos pilotos”, empolga-se o diretor.

A emissora acredita que esta mudança vai transformar o programa em um passatempo também para os pais verem com os filhos. Além disso, novos personagens serão introduzidos na história, como os avós de Júlio, que sempre eram citados, mas nunca apareciam, um porco bebê, que dará informações sobre o universo do recém-nascido e personagens que farão participações somente em um episódio. “Cocoricó” ainda não tem data para estrear, mas o diretor do programa espera que seja somente no segundo semestre.

“Aí estaremos com todos os episódios prontos”, torce Fernando Gomes. O diretor também foi o responsável pelo seriado “Ilha Rá-tim-bum”, mas não sabe quando voltará a gravar programas inéditos. Ele afirma, no entanto, que está nos planos da emissora fazer novos episódios. O filme da série, porém, deve começar a ser rodado no início de fevereiro e vai contar a mesma história, mas com o realismo maior exigido pelo cinema.

Sem data

Embora a TV Cultura esteja depositando grandes expectativas nestas novas produções, ainda é cedo para afirmar quando elas vão estrear e em que faixa de horário entrarão na programação. “Estamos preocupados em realizar produções de bom nível e preparando suas estréias para o momento certo”, disse o diretor de programação da emissora Walter Silveira por intermédio da assessoria de imprensa da emissora.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas