Foto: Sílvio Aurichio
raul180108.jpg

Trompetista carioca é considerado um dos melhores do mundo.

Nesta quarta feira, dia 23, o John Bull traz a Curitiba um grande trombonista brasileiro, o carioca Raul de Souza. Em uma noite de puro jazz, o "Miles Davis" brasileiro se apresenta junto ao grupoNaTocaia, com Endrigo Bettega, Glauco Solter, Mário Conde e Jeff Sabbag.

Seu primeiro LP, Colors (1975), tem arranjos do grande trombonista J.J.Johnson e participação do baterista Jack De Jonette e do saxofonista Cannonball Adderley. Depois vieram mais três LPs : ?Sweet Lucy? em 1977, ?Don?t Ask My Neighbors? em 1978 e ?Till Tomorrow Comes?, em 1979.

Logo que chegou aos Estados Unidos, nos anos 70, foi aclamado. Tocou e gravou com alguns dos melhores músicos americanos, como Cal?Tjader, Cannonball Adderley, Azar Lawrence, Al Dejohnette, Sarah Vaughan, Leon Ndugu Chancler, George Duke, Stanley Clarke, Ron Carter, Freddie Hubbard (que assina a elogiada apresentação de seu álbum ?Sweet Lucy?, do qual participa), Hubert Laws e outros.

No Brasil tocou com a Turma da Gafieira, grupo formado por nomes como Altamiro Carrilho e Baden Powell, Sérgio Mendes, Airto Moreira, Flora Purim, Hermeto Pascual, Milton Nascimento, Toninho Horta e, nos anos 60 comandou a RC-7 (banda de Roberto Carlos).

Inventor do ?souzabone? (trombone afinado em dó com uma válvula a mais do que as três tradicionais) recebeu o título de cidadão honorário de Atlanta, Geórgia. Em 1979, foi classificado pelo terceiro ano consecutivo entre os cinco melhores trombonistas de jazz, pelos leitores da revista Down Beat e considerado o número um, pelos da New York City Jazz Magazine.Raul viveu por muitos anos na França, e em 2004 foi homenageado no Chivas Jazz Festival. Em 2005 esteve novamente no Brasil para o lançamento de ?Elixir?.
Serviço:

Raul de Souza
Local: John Bull Pub (Mateus Leme, 2204)
Data: 23/01/08 (quarta-feira)
Ingressos a confirmar
Hora: 22horas
Informações: 41 3252 0706
www.johnbullpub.com.br